Correio do Povo | Notícias | Festival de Cinema de Gramado anuncia data para 2019

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

  • 25/08/2018
  • 13:21
  • Atualização: 14:49

Festival de Cinema de Gramado anuncia data para 2019

Organização do evento também pretende homenagear a China na próxima edição

Rubens Ewald Filho, curador do Festival, ao lado do presidente da Gramadotur, Édson Nespolo | Foto: Edison Vara / Pressphoto / Divulgação

Rubens Ewald Filho, curador do Festival, ao lado do presidente da Gramadotur, Édson Nespolo | Foto: Edison Vara / Pressphoto / Divulgação

  • Comentários
  • Adriana Androvandi

Depois de dez dias de atividades, o 46º Festival de Cinema de Gramado chega neste sábado ao seu encerramento. A entrega dos Kikitos acontece a partir das 21h, no Palácio dos Festivais. A organização do evento concedeu entrevista coletiva, na manhã deste sábado, para analisar alguns dados da última edição e anunciar a data do próxima edição: 16 a 24 de agosto de 2019.

Segundo o presidente da Gramadotur, Édson Néspolo, o orçamento deste ano ficou em torno de R$ 4,2 milhões. De 70 a 80% deste valor foi obtido por meio de patrocínios e parcerias. O restante foi completo com verba da própria autarquia. O valor em dinheiro para os prêmios é de R$ 285 mil, a ser distribuído entre as diversas categorias da competição.

Além de agradecer a presença de representes do consulado e da embaixada italiana como país homenageado, Néspolo adiantou que o país homenageado do ano que vem deve ser a China. "A confirmação deve ser em 2 ou 3 meses", ressaltou. As tratativas tem sido realizadas com o Festival de Cinema de Xangai.

O ator homenageado com o Troféu Cidade de Gramado, Ney Latorraca, ressaltou, nessa sexta-feira, ao receber o prêmio, as sessões inclusivas para portadores de deficiência. Lembrando deste fato, Néspolo destacou que a prática ganhou ênfase no Festival com exibição adequada para cerca de 300 participantes deficientes auditivos e visuais. "Queremos melhorar muito ainda", projetou.

A curadoria, representada por Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho, reforçou o ineditismo dos filmes em competição e a qualidade dos debates. O fato das sessões noturnas terem começado às 18h (e não às 19h como em anos anteriores) parece ter sido aprovada pela maioria. A programação conta com a projeção de dois curtas-metragens e dois longas-metragens a cada noite. A reclamação da crítica era sobre o horário tardio da saída das sessões, que se estendia além da meia-noite. A maioria dos restaurantes fecha às 23h ou meia-noite, dificultando a alimentação durante o período noturno.

Da parte dos espectadores, o casal carioca Walter e Zilah Galucio contou que há 22 anos participa do Festival. "Adoramos Gramado. Gostamos de assistir aos filmes e participar dos debates", disse Zilah Galucio. Por isso, gostaram de saber a data do evento para o ano que vem. "Marcamos a data do hotel com um ano de antecedência para estar novamente aqui", contaram.