Correio do Povo | Notícias | Festival de Toronto deve apontar tendências cinematográficas

Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 08/09/2018
  • 09:57
  • Atualização: 10:47

Festival de Toronto deve apontar tendências cinematográficas

Evento tradicional da indústria audiovisual vai até o próximo dia 16

Tiff se consolida como espaço de desejo do universo audiovisual | Foto: Paris Filmes / Divulgação / CP

Tiff se consolida como espaço de desejo do universo audiovisual | Foto: Paris Filmes / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuário

Um dos maiores festivais de cinema do mundo, o Festival de Toronto, ou Tiff, abriu suas telas na última quinta-feira na cosmopolita capital cultural canadense. Já tradicional e objeto de desejo da indústria audiovisual do mundo todo, o Tiff vai até o próximo dia 16 de setembro e faz desfilar, pelo seu circuito, um universo de produções de personalidades do mundo do cinema e do entretenimento.

Conhecido por exibir longas que marcam presença, alguns meses depois, na concorrida cerimônia do Oscar, em Hollywood, o Tiff deve, novamente, apontar as tendências do que estará bombando nas telas e nas discussões pelos quatro cantos do globo terrestre.

Em sua 43ª edição, o evento no Canadá reúne obras de grandes realizadores e novas promessas a emplacar na época vindoura de premiações. Produções de nomes como Damien Chazelle, Barry Jenkins, Steve McQueen, Alfonso Cuarón, Olivier Assayas, Nicole Holofcener, Patricia Rozema, Zhang Yimou, Jason Reitman, entre outros, já estão lotando as salas do Tiff Bell Box, e do complexo Scotiabank, guardando, entre eles, umas poucas quadras de distância. Também estão as Sessões de Gala, com a presença das estrelas mundiais.

Entre os que estão cruzando os tapetes vermelhos do Tiff deste ano estão nomes como Javier Bardem, Julia Roberts, Billy Bob Thornton, Hilary Swank, Sissy Spacek, Paolo Sorrentino, Alexander Skarsgård, Michael Shannon, Peter Sarsgaard, Susan Sarandon, Jason Reitman, Natalie Portman, Chris Pine, Anna Paquin, Robert Pattinson, Liam Neeson, Julianne Moore, Neil Jordan, Isabelle Hupper, Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal, Salma Hayek, Ryan Gosling, Lady Gaga e muitos outros.

Algumas das principais atrações deste festival já têm sucesso garantido, pela aprovação em Cannes ou Veneza. Entre eles estão “The First Man”, de Damien Chazelle (o mesmo de “La La Land”) e “Whiplash”. Traz aqui a biografia do astronauta Neil Armstrong e conta a história do primeiro homem a caminhar na lua, estrelando Ryan Gosling. Outro título é “Nasce uma Estrela”, terceira releitura da obra clássica homônima de 1937, estrelado por Lady Gaga, dirigida por Bradley Cooper. “The Front Runner”, de Jason Reitman, é polêmica biografia de um político pego num escandaloso caso extraconjugal enquanto concorria como favorito a presidente da República dos EUA em 1988.

No longa, Hugh Jackman interpreta o político indiscreto e o filme conta ainda com Vera Farmiga no elenco. Tem ainda “Non Fiction”, novo filme do francês Olivier Assayas (“Acima das Nuvens” e “Personal Shopper”), com Kristen Stewart e Juliette Binoche, nos bastidores do mundo editorial. O esperado “Roma”, coprodução entre México e EUA, do mexicano Alfonso Cuarón, acompanha um ano de uma família de classe média na Cidade do México. “Todos lo Sabem”, do iraniano Asghar Farhadi, conta com Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín no elenco (foto). E tem muito mais.

Outros filmes de 2018

“Galveston”, de Mélanie Laurent

“Hidden Man”, de Jiang Wen

“Husband Material”, de Anurag Kashyap

“Life Itself”, de Dan Fogelman

“The Public”, de Emilio Estevez

“Red Joan”, de Sir Trevor Nunn

“Burning”, de Lee Chang-dong

“Capernaum”, de Nadine Labaki

“Cold War”, de Pawel Pawlikowski

“Collette”, de Wash Westmoreland

“Dogman”, de Matteo Garrone

“Girls of the Sun”, de Eva Hudson

“Manto”, de Nandita Das

“Maya”, de Mia Hansen-Love

“Papi Chulo”, de John Butler

“The Sisters Brothers”, de Jacques Audiard

“Sunset”, de László Nemes

“The Wedding Guest”, de Michael Winterbotton

“The Weekend”, de Stella Meghie

Where Hands Touch, de Amma Asante