Correio do Povo | Notícias | Itaú Cultural anuncia 109 selecionados do projeto Rumos

Porto Alegre

25ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

  • 28/05/2018
  • 12:05
  • Atualização: 12:26

Itaú Cultural anuncia 109 selecionados do projeto Rumos

Anúncio foi feito na manhã desta segunda; Rio Grande do Sul tem quatro projetos selecionados

Aninha de Fátima, Eduardo Saron e Paula Gomes anunciaram os 109 projetos selecionados na manhã desta segunda em SP | Foto:  Luiz Gonzaga Lopes/ Especial CP

Aninha de Fátima, Eduardo Saron e Paula Gomes anunciaram os 109 projetos selecionados na manhã desta segunda em SP | Foto: Luiz Gonzaga Lopes/ Especial CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

O Itaú Cultural anunciou, na manhã desta segunda-feira, em São Paulo, os 109 projetos selecionados entre os 12.616 inscritos na 18ª edição do Rumos Itaú Cultural 2017/18 - programa do instituto voltado à difusão e apoio da produção cultural brasileira. O Rio Grande do Sul teve quatro projetos contemplados e outros cinco nos quais será impactado. Os quatro projetos selecionados do Estado são "A Linha imaginária que percorre o coração do Brasil", de Anderson Astor Schwingel (Porto Alegre); "A Última Invenção", do grupo de teatro De pernas pro ar (Canoas); "Tertúlia Visceral", da Joner Produções Artísticas (Porto Alegre) e "Beco do Rosário volume 2", da ilustradora Ana Koehler (Porto Alegre).

Seguido de uma análise sobre os projetos inscritos nesta edição e seus resultados, o anúncio foi feito por Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural e Ana de Fátima Sousa, gerente de Comunicação do instituto, ao lado da cineasta de Salvador (BA) Paula Gomes, também membro da Comissão de Seleção desta edição do Rumos.

"Observamos que nos projetos aprovados de perfil étnico e de comunidades específicas, há uma maior participação do artista, pesquisador oi agente da obra proposta, sendo ao mesmo tempo objeto e sujeito da ação. O paradigma não é mais a democratização do acesso, mas a participação como pressuposto para a ação cultural. Com o Rumos, seguimos nosso apoio às ações consistentes, perenes, que gerem legado, que constituam uma serie histórica", analisa Saron.

Neste edital, houve uma crescente inflexão nas temáticas em consonância com a atualidade, como negritude, LGBTQIA, questões indígenas e assuntos ligados à mulher, além do equilíbrio entre artistas reconhecidos e iniciantes. Os temas formação, audiovisual/cinema, patrimônio e memória foram os que tiveram mais projetos inscritos e selecionados.

Confira os projetos selecionados do RS

A Linha Imaginária que Percorre o Coração do Brasil (Anderson Astor Schwingel) - Porto Alegre

Região impactada: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins

Modalidade: Criação e desenvolvimento

Tema: Artes visuais

Esta residência prevê uma viagem dos artistas Anderson Astor e Túlio Pinto entre Belém, no Pará, e Laguna, em Santa Catarina, em um processo de deslocamento lento e constante por meio de bicicletas. Ao longo do trajeto – que deve tomar cerca de 90 dias e vai se aproximar tanto quanto possível da linha demarcatória do Tratado de Tordesilhas – os artistas terão um intenso período de imersão em diferentes realidades. Sua principal ferramenta será a fotografia e seu entorno será o tema de trabalho. A produção diária dos artistas será influenciada pelo meio em que estão inseridos e será incentivada pela aproximação constante com pessoas e localidades distintas encontradas ao longo do caminho.

A última invenção (Grupo de teatro De Pernas Pro Ar LTDA) - Canoas

Região impactada: RS

Modalidade: Criação e desenvolvimento, pesquisa e desenvolvimento

Tema: Teatro

Luciano Wieser, construtor de maquinarias de objetos de um teatro peculiar, parte de uma pesquisa na qual consegue extrair poesia de algo bruto, criando uma dramaturgia própria vinda das histórias desses objetos, de suas mecânicas e funcionalidades. O projeto visa dar continuidade à pesquisa, criando e construindo dez maquinarias de cena para compor o próximo espetáculo/instalação teatral do grupo, A Última Invenção.

Beco do Rosário (vol. 2) (Ana Koehler Ilustrações) - Porto Alegre-RS

Região impactada: RS

Modalidade: Criação e desenvolvimento

Tema: HQ

Com arte em nanquim e bico de pena e colorização com aquarela, esta HQ conta a história de três amigos de infância na Porto Alegre da década de 1920, uma cidade que busca a modernidade mas ainda é cheia de velhos becos, íngremes e tortuosos, onde se concentram os “marginais”. Para alguns, modernizar a cidade é acabar com esses lugares do “atraso”; já para outros, esses lugares são lares, próximos às mais belas ruas do centro. O que acontece, então, quando situações tão opostas reúnem amigos de infância?

Tertúlia Visceral (Joner Produções Artísticas e Eventos) - Porto Alegre-RS

Região impactada: BA e RS

Modalidade: Criação e desenvolvimento

Tema: Música

Projeto que reúne Bule Bule e Pedro Ortaça, dois mestres da música popular brasileira de raiz para criação de canções que comporão um disco vinil. O encontro acontecerá em etapas: Bule Bule viajará para o interior do Rio Grande do Sul, em São Miguel das Missões, para conhecer o ambiente onde vive Pedro Ortaça, e este, por sua vez, viajará para o interior da Bahia, em Camaçari, onde vive Bule Bule.


TAGS » Cultura, Itaú