Correio do Povo | Notícias | Com a casa lotada, Glenn Fabry distribui autógrafos e simpatia na ComicCon RS

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 04/08/2018
  • 16:56
  • Atualização: 17:48

Com a casa lotada, Glenn Fabry distribui autógrafos e simpatia na ComicCon RS

Desenhista inglês é a atração internacional do evento este ano

São esperadas mais de 5 mil pessoas nos dois dias de evento | Foto: Roberta Requia / Especial / CP

São esperadas mais de 5 mil pessoas nos dois dias de evento | Foto: Roberta Requia / Especial / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

*Por Roberta Requia, sob supervisão de Tiago Medina

A ComicCon RS abriu seus trabalhos neste sábado. O bate papo com Glenn Fabry, desenhista inglês e um dos criadores da série Preacher, lotou a sala de eventos montada para o Palco Multiverso, no quarto andar do prédio da Ulbratech, em Canoas. Fabry – que veio ao Rio Grande do Sul pela primeira vez – falou sobre seus novos trabalhos, a série Preacher e respondeu perguntas dos fãs.

Para Fabry, a internet e eventos como a ComicCon são grandes fomentadores para novos desenhistas. “Ferramentas como o Facebook ajudam os novos artistas a divulgar seu trabalho e para que escritores descubram seus desenhos. Essas convenções de quadrinhos também ajudam os artistas a se conhecerem, trocar experiência e fornecer novos trabalhos. Em 1998, 90% dos participantes e artistas desse tipo de evento eram jovens garotos, os outros 10% eram seus pais e namoradas. Hoje, 50% dos quadrinhos são feitos e comprados por mulheres, o cenário tem mudado bastante”, comparou

O artista ficou famoso por suas capas para a Marvel, seu trabalho com Neil Gaiman – inclusive brincou dizendo que todas as vezes que viu Gaiman, ele parecia ser outra pessoa –, mas principalmente pelos quadrinhos de Preacher, que ganhou uma série de TV, onde Dominic Cooper interpreta o protagonista. O trabalho de Glenn é manual. Ele revelou que continua usando lápis de cor para fazer seus desenhos, e que outra pessoa de equipe digitaliza a pintura. “Eu não sei usar computadores”, brincou o desenhista.

Fabiane, uma estudante de 29 anos, foi ao evento neste sábado com duas HQs na mão. Na sua segunda visita à ComicCon RS, ela foi com objetivo de conseguir o autógrafo do quadrinista. “Eu sou muito fã dele, me inspiro muito no traço dele. Vim de Campo Bom só pra ver ele.” Uma das primeiras da fila, conseguiu o esperado autógrafo e uma dedicatória de Glenn. “Fiquei bem nervosa na frente dele, acho que ele percebeu e por isso foi muito legal”, descreveu.

Glenn Fabry estará novamente do evento no painel sobre os 25 anos da Vertigo, no domingo as 17h30min. Outra atração do dia será o ator Daniel Furlan, que participa de um bate-papo às 14h30min. Serão distribuídas fichas para fotografias a partir das 14h.

Além deles, o concurso de cosplays adulto irá premiar o vencedor com um passaporte para a ComicCon experience, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no balcão de informações, no primeiro andar do prédio e são gratuitas.

• Confira a programação de domingo

Palco Canini

11h30min Capa dura x Capa cartão e os dilemas do mercado editorial – Levi Trindade, Artur Vecchi, Vinícius 2Quadrinhos

12h30min A atual geração de talentos gaúchos dos quadrinhos – Bruno Seelig, Jonathan Nunes, Gustavo Borges, Letícia Pusti, Fernando Gil

13h30min Quadrinhos digitais – Émerson Vasconcelos, Thiago Krening

14h30min Cinema, o que vem por aí? – Edson Gandolfi, Leandro Domingos, Lucas Portal

15h30min A nova leva de séries adaptadas das HQs – Claiton Silva, Pablo Sarmento, Johanna Pons de Freitas, Stephanie Espindola

16h30min Torta na Cara BlogBuster – Quiz sobre cultura pop com os membros do canal e o público

17h30min Vertigo 25 anos – Nana Walker, Fabiano Denardin, Glenn Fabry

18h30min Batman, a eterna discussão – Émerson Vasconcelos, Edson Gandolfi, Talita Grass, Felipe Watanabe

Palco Multiverso

12h30min O momento da Image Comics – Rafael Scavone, Rod Reis

13h30min Masterclass com Glenn Fabry

14h30min Bate-papo com Daniel Furlan

15h30min Homenagem a Levi Trindade

16h30min Painel Marvel – Rod Reis, Vinicius 2Quadrinhos, Andriel Giovanella

17h30min Concurso Cosplay Tema Livre