Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 22 de Abril de 2018

  • 19/12/2017
  • 07:31
  • Atualização: 17:37

Margs inaugura mostra de Maristela Salvatori

Obras produzidas ao longo dos últimos 30 anos da artista estão em exposição

Obras da artista ganham mostra

Obras da artista ganham mostra "Terramarear" que abre hoje na Pinacoteca do Margs, com curadoria de Paula Ramos | Foto: Maristela Salvatori / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Uma antologia de Maristela Salvatori é apresentada na exposição “Terramarear”, com abertura nesta terça-feira, às 19h, na Pinacoteca do Margs (Praça da Alfândega, s/n). A curadora Paula Ramos reuniu obras produzidas ao longo dos últimos 30 anos da carreira da artista.

Entre os trabalhos mais recentes de Maristela estão curiosas montagens fotográficas em impressão digital. A artista, no entanto, é reconhecida por sua pesquisa calcada nos processos da gravura, sobretudo da gravura em metal, e o que é mostrado são fotografias justapostas, formando uma estrutura de grade. Esses trabalhos, desenvolvidos ao longo de 2012, apresentam temas e elementos que pautam a poética de Maristela, como fragmentos arquitetônicos, postes, luminárias e paredões evidenciando os cruzamentos de linhas e planos no espaço.

Fotografia e gravura andam juntas em “Terramarear”, composta por 120 trabalhos. Das gravuras em metal dos anos 1980, pautadas em fotografias de familiares e amigos em momentos de lazer no litoral; passando pela série “Viagem de rio” (1993), decorrente de um percurso de dez dias ao longo do Rio São Francisco; chegando às cenas de hangares, cais, construções monumentais, silenciosas e abandonadas em cidades visitadas pela artista.

Num diálogo com a paisagem, natural ou construída, figuras humanas foram retiradas, ruídos urbanos, excluídos, permanecendo a arquitetura, com seus planos e linhas. “Terramarear é um neologismo resultante da justaposição de palavras, remetendo ao universo da mostra e aos recursos construtivos da obra de Maristela.