Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 23 de Setembro de 2017

  • 21/08/2017
  • 14:56
  • Atualização: 15:46

Porto Alegre recebe exposição com obras clássicas e inéditas de José Patrício

Trabalhos do artista pernambucano ficam à mostra no Instituto Ling desta terça até 18 de novembro

Novas fotografias mostram tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos | Foto: José Patrício / Reprodução / CP

Novas fotografias mostram tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos | Foto: José Patrício / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Instituto Ling (João Caetano, 440), em Porto Alegre, apresenta a partir desta terça-feira a exposição "Explosão Fixa", que traz 19 obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício. A mostra, com curadoria de Eder Chiodetto, é composta com telas e instalações representativas do universo criativo do artista, além de conjunto de fotografias inéditas. A visitação gratuita ocorre até 18 de novembro, de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h.

Na quarta-feira, às 10h30min, artista e curador recebem o público para uma visita guiada à exposição e uma conversa sobre o processo de trabalho de Patrício. Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série "Ars combinatoria", composta por milhares de peças de dominó, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. Ele fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo as fórmulas matemáticas têm o potencial de conter sua própria expressividade.

Assim, Patrício cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage (técnica de colagens com objetos e materiais tridimensionais). Quanto ao conjunto de imagens inéditas, elas voltam-se para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos.