Correio do Povo | Notícias | André Venzon passeia pela paisagem urbana em "Mudança: este é o nosso lugar"

Porto Alegre

14ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 19 de Agosto de 2018

  • 01/02/2018
  • 16:02
  • Atualização: 17:33

André Venzon passeia pela paisagem urbana em "Mudança: este é o nosso lugar"

Exposição fotográfica fica em cartaz no Margs até o dia 11 de março

Projeto traz questionamentos e reflexões sobre o que a cidade em mutação exibe ao transeunte | Foto: André Venzon / Divulgação / CP

Projeto traz questionamentos e reflexões sobre o que a cidade em mutação exibe ao transeunte | Foto: André Venzon / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A paisagem é o tema da exposição fotográfica "Mudança: este é o nosso lugar", de André Venzon. Depois de percorrer sete cidades no interior do Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Gramado, Pelotas, Bagé, Bento Gonçalves, Passo Fundo e Santa Maria), o artista visual traz para Porto Alegre uma versão atualizada da mostra, com a inclusão de obras recentes, desde 2016, que se vinculam à pesquisa em poéticas visuais desenvolvida pelo artista no PPGAV-IA/Ufrgs.

Os lugares de referência do artista são revestidos por tapumes, madeira compensada de cor magenta que cobre aquilo que está em metamorfose na cidade para se apresentar de outra forma. "A ideia é resgatar novos prazeres estéticos e sensações em relação à percepção de nós mesmos diante da memória destas imagens que se tornaram obras", conceitua Venzon.

O curador Francisco Dalcol descreve que "no espaço urbano, os tapumes sinalizam locais interditados, em forma ou construção, mas também abandonados, sempre escondendo do lado de trás algo que deixa de se fazer presente, muitas vezes para dar lugar a outra coisa". Para ele, nos trabalhos de André Venzon, os tapumes encravados nas cidades funcionam como uma moldura do olhar. Ao longo de sua trajetória, o artista tem feito do madeirite de cor fúcsia (ou magenta) um elemento insistente e até obsessivo, desdobrado em trabalhos diversos, desde fotografias, objetos e instalações até ações e intervenções.

"Mudança: este é o nosso lugar" fica em cartaz até o dia 11 de março na Galeria Fahrion do Margs (Praça da Alfândega, s/nº). A visitação ocorre de terças a domingos, das 10h às 19h.