Correio do Povo | Notícias | Exposição itinerante “Água: Essência da Vida” é aberta em Porto Alegre

Porto Alegre

20ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 20 de Novembro de 2018

  • 26/07/2018
  • 23:35
  • Atualização: 23:36

Exposição itinerante “Água: Essência da Vida” é aberta em Porto Alegre

Mostra fica no Palácio do MP até 24 de agosto

Exposição está em cartaz no Palácio do MP | Foto: Fabiano do Amaral

Exposição está em cartaz no Palácio do MP | Foto: Fabiano do Amaral

  • Comentários
  • Correio do Povo

Com a participação de artistas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, foi lançada na noite de quinta-feira, no Palácio do Ministério Público, na Capital, a exposição itinerante Água: Essência da Vida. O objetivo da mostra é marcar os 25 anos de uma das maiores ações de mobilização da sociedade gaúcha em defesa da água.

A exposição de arte contemporânea - que reúne 39 obras e tem entrada gratuita - conta com a participação de uma artista convidada: Zoravia Bettiol. Obras e objetos em vários formatos estão dispostos na galeria: fotografia, arte sonora, projeção, pintura, ilustração, desenho, entre outros objetos. Integrante da organização Chico Lisboa e produtora da exposição, Katia Costa explica que o edital para seleção dos artistas exigiu apenas a água como tema de abordagem.

Katia observa que alguns trabalhos colocam em xeque de que forma a população vai cuidar da água no futuro. "Se deu liberdade para cada artista, através do edital, expressar as suas ideias, suas falas através das suas produções, mas sempre norteados por esses temas. Todos aqui pegaram um aspecto, que foi livre, trouxeram para seus fazeres e traduziram através de cada possibilidade de arte dentro do contemporâneo", compara.

Artista convidada, Zoravia Bettiol levou uma pintura de 3,10m x 1,54m que retrata o desequilíbrio social e alerta para a necessidade de preservar o meio ambiente. "A pintura provoca reflexão, porque ela é dividida em duas partes na horizontal. Em cima são situações que têm certo equilibrio. E na parte debaixo, é uma violência, denúncia contra situações inaceitáveis, como uso de agrotóxicos, a morte dos animais, a poluição das águas, o corte das árvores, o plástico que danifica a terra e a água", afirma.

A mostra fica no local até dia 24 de agosto e está aberta a agendamento de escolas. O contato pode ser feito junto ao Palácio do Ministério Público. A exposição também será apresentada em Canoas, em setembro; e Montenegro, em outubro. A exposição se encerra dia 22 de março de 2019, no dia Mundial da Água, na sede da Corsan.

O quê: Exposição Água: Essência da Vida

Quando: de 26/7 a 24/8

Horário: das 8h às 18h (segunda a sexta)

Onde: Palácio do Ministério Público. Marechal Deodoro, 110 (subsolo)


TAGS » Arte