Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 16 de Dezembro de 2017

  • 05/09/2016
  • 15:13
  • Atualização: 15:17

Mostra comemorativa de Zoravia Bettiol lança financiamento coletivo

Objetivo do projeto é viabilizar o catálogo da exposição

Postal da série

Postal da série "Romeu e Julieta" | Foto: Zoravia Bettiol / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Está aberto desde a manhã desta segunda-feira um financiamento coletivo para viabilizar o catálogo da exposição que comemora os 80 anos de vida e os 60 de arte de Zoravia Bettiol. Já garantida, a mostra ficará em cartaz de 25 de outubro a 11 de dezembro na pinacoteca central do Margs, em Porto Alegre. Com curadoria de Paula Ramos, “Zoravia Bettiol – O Lírico e o Onírico” reunirá cerca de 150 obras pautadas no lirismo e na fantasia, dois aspectos marcantes da personalidade, do processo criativo e da poética da artista.

Para complementar todo este trabalho, o objetivo do crowdfunding é conseguir os recursos financeiros necessários para a elaboração de uma tiragem de mil catálogos da mostra, que serão distribuídos gratuitamente e servirão de registro da obra da artista. A campanha recebe apoio a partir do valor de R$ 25 e conta com diferentes recompensas: desde postais de obras e miniaturas até xilogravuras, monotipias e desenhos originais de Zoravia. Todos os detalhes podem ser conferidos pelo site.

Zoravia Bettiol iniciou sua trajetória no campo das artes em 1952, quando ingressou no Instituto de Belas Artes (IBA), atual Instituto de Artes da UFRGS. Este é o grande marco da carreira de uma artista que transita por diversos gêneros e suportes: pintura (sua ênfase acadêmica), gravura, desenho, arte têxtil, criação de joias e de objetos, design de superfície, performances e instalações.

Com obras em acervos de alguns dos mais importantes museus de arte do mundo, ela já realizou 136 exposições individuais, e, aproximadamente, 400 coletivas em mais de 30 países. Sua produção em gravura e, em especial, em xilogravura, também lhe rendeu diversos prêmios e o reconhecimento nacional e internacional.