Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

  • 26/04/2017
  • 13:16
  • Atualização: 14:52

Jonathan Demme, diretor de "O Silêncio dos Inocentes", morre aos 73 anos

Cineasta vencedor do Oscar lutava contra o câncer

Cineasta vencedor do Oscar lutava contra o câncer | Foto: Damien Meyer / AFP / CP

Cineasta vencedor do Oscar lutava contra o câncer | Foto: Damien Meyer / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP e Correio do Povo

Jonathan Demme, diretor premiado com o Oscar por "O Silêncio dos Inocentes" (1991), morreu nesta quarta-feira aos 73 anos em Nova Iorque devido a complicações de um câncer, informou seu agente. "Posso confirmar que Jonathan faleceu nesta manhã em seu apartamento em Manhattan, cercado por sua esposa, Joanne Howard, e três filhos", afirmou em comunicado.

"Morreu por complicações de câncer de esôfago e deixou seus filhos, Ramona, de 29 anos, Brooklyn, de 26 anos, e Jos, de 21 anos", acrescentou. Conforme a imprensa norte-americana, Demme lutava contra um câncer de esôfago e morreu após complicações da doença, associada a problemas no coração. O cineasta nasceu em fevereiro de 1944 em Baldwin, nos Estados Unidos.

Apesar de uma carreira sólida de mais de quatro décadas, com incursões em diferentes gêneros, incluindo o documentário, Demme ficou mais conhecido por "O Silêncio dos Inocentes", protagonizado por Anthony Hopkins e Jodi Foster e pela qual ganhou um Oscar como melhor diretor em 1992. Seu filme seguinte, "Filadélfia" (1993), também foi aclamado e valeu um Oscar de melhor ator para Tom Hanks.  

Seus fãs, amigos e ex-colegas reagiram de imediato à notícia. "Profundamente entristecida pelo falecimento de um homem brilhante - diretor, pai, amigo, ativista", escreveu a atriz britânica Thandie Newton no Twitter.

Demme será enterrado em uma cerimônia familiar privada. Ao invés de flores, a família pediu doações para uma organização com sede na Flórida, que trabalha para proteger imigrantes, a ONG Americans For Immigrant Justice.


TAGS » Cinema, Gente, Variedades