Correio do Povo | Notícias | Elizabeth II descreve enorme peso da coroa: pode "quebrar o pescoço"

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

  • 12/01/2018
  • 13:13
  • Atualização: 13:17

Elizabeth II descreve enorme peso da coroa: pode "quebrar o pescoço"

Rainha revelou consequências do adorno possuir 1,28 quilo e ter muitas pedras preciosas

Rainha revelou consequências do adorno possuir 1,28 quilo e ter muitas pedras preciosas | Foto: John Stillwell / Pool / AFP / CP

Rainha revelou consequências do adorno possuir 1,28 quilo e ter muitas pedras preciosas | Foto: John Stillwell / Pool / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

A rainha Elizabeth II da Inglaterra descreveu o peso - literal - da coroa em um documentário da BBC que revela que as joias da monarquia foram escondidas dos nazistas em uma caixa de biscoitos. Quando alguém usa essa coroa de 1,28 quilo, adornada com muitas pedras preciosas, "não pode olhar para baixo para ler o discurso, tem que levantar o discurso, porque se fizesse isso quebraria o pescoço", explicou a monarca nesta entrevista para um documentário que será transmitido no domingo.

A rainha usava a coroa uma vez ao ano, na leitura de seu discurso no Parlamento, e já prescindiu dela na última vez que se dirigiu aos deputados e Lordes. "As coroas têm desvantagens, mas fora isso são coisas muito importantes", brincou, em uma das raríssimas ocasiões em que falou com um meio de comunicação. A coroa foi feita para o pai da rainha, George VI, em 1937, e contém 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas e centenas de pérolas.

"Felizmente, meu pai e eu temos uma forma de cabeça parecida, e quando a coloco ela se ajusta", acrescentou.

O documentário da BBC, por ocasião do 65º aniversário da coroação de Elizabeth II, em 1953, revela os detalhes da operação para esconder as joias da Coroa caso os nazistas invadissem o país na Segunda Guerra Mundial. A operação foi ordenada pelo pai da rainha, e foi rodeada de tanto segredo que a própria Elizabeth II, de 91 anos, não a conhecia os detalhes, até que foram explicados a ela pela BBC.

As joias foram levadas ao Castelo de Windsor e guardadas em uma caixa de biscoitos que foi enterrada em uma câmara construída debaixo da terra. A câmara era construída à noite e todos os dias a superfície da obra era coberta para que os aviões alemães não vissem o que estavam escavando.