Correio do Povo | Notícias | Boneca Barbie de Frida Kahlo gera disputa entre família e Mattel

Porto Alegre

11ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de Junho de 2018

  • 09/03/2018
  • 08:05
  • Atualização: 08:09

Boneca Barbie de Frida Kahlo gera disputa entre família e Mattel

Empresa lançou coleção de personagens inspiradoras para Dia Internacional da Mulher

Boneca Barbie de Frida Kahlo gera disputa entre família e Mattel | Foto: Divulgação / CP

Boneca Barbie de Frida Kahlo gera disputa entre família e Mattel | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • AFP

Uma disputa surgiu depois que a fabricante de brinquedos Mattel lançou uma boneca Barbie inspirada na célebre pintora mexicana Frida Kahlo, já que a família e uma empresa americana asseguram ser as donas da imagem da artista. Mattel apresentou na quarta-feira, em Nova York, na véspera do Dia Internacional da Mulher, uma coleção de bonecas, batizada de "Mulheres que inspiram". A série inclui bonecas à imagem de Kahlo, da piloto americana Amelia Earhart, a primeira mulher a sobrevoar sozinha no Atlântico, e da matemática afro-americana Katherine Johnson, importante colaboradora de missões espaciais da Nasa.

Mas a família da artista emitiu, horas depois, um "comunicado oficial" advertindo que tomará medidas contra a Mattel por ter usado sem autorização a imagem da pintora. "Nós nos veremos na imperiosa necessidade de tomar as medidas necessárias para salvaguardar os direitos de propriedade intelectual que nos assistem sobre a imagem de Frida Kahlo", disse a família em uma conta verificada do Twitter.

O documento detalha que Mara Romeo, sobrinha-neta de Kahlo, é "a única titular dos direitos de imagem" da pintora e pessoa facultada para autorizar seu uso. "Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da pintora Frida Kahlo", acrescentou a família no comunicado. Romeo disse à AFP que o problema vai além de uma disputa sobre direitos de imagem.

"Gostaria que a boneca tivesse mais os traços de Frida, ou seja, que não saísse uma boneca com olhos claros, que tivesse monocelha, que representasse tudo o que representava minha tia: a força... Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México", afirmou.