Correio do Povo | Notícias | ‘‘Poesia Líquida’’ ganha lançamento e mostra no Margs nesta terça-feira

Porto Alegre

32ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

  • 20/11/2018
  • 08:26
  • Atualização: 11:09

‘‘Poesia Líquida’’ ganha lançamento e mostra no Margs nesta terça-feira

Museu sediará abertura da exposição com fotografias de Dulce Helfer também reunidas em livro

Fotógrafa Dulce Helfer expõe os 86 registros profissionais que fez das águas existentes no Rio Grande do Sul  | Foto: Ricardo Giusti

Fotógrafa Dulce Helfer expõe os 86 registros profissionais que fez das águas existentes no Rio Grande do Sul | Foto: Ricardo Giusti

  • Comentários
  • Correio do Povo

Com curadoria de Zorávia Bettiol, a fotógrafa Dulce Helfer abre nesta terça-feira, a partir das 19h, no Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n), o projeto “Poesia Líquida”. Em 86 imagens, ela retrata as águas do Rio Grande do Sul, com toda a magia, beleza e lembrança da necessidade de preservação. A visitação segue até 17 de fevereiro, de terças a domingos.

O aspecto sensorial fica por conta do recurso de Realidade Aumentada, em parte das fotos, que permite ao público ouvir o som da água, ver os pássaros e borboletas voando, a água correndo, entre outros. O espectador deve instalar o aplicativo no celular ou tablet - disponível para IOS e Android. Basta fazer a busca por “Dulce Helfer” nas lojas de aplicativos. A seguir é só identificar as obras com a interatividade, se posicionar em frente e curtir as surpresas proporcionadas. A mostra também conta com recursos de acessibilidade e audiodescrição.

“Há uma série de composições de detalhes da natureza que produzem belas texturas, como os reflexos do sol em pedras submersas, a verticalidade gráfica dos juncos e a espuma causada pela poluição na água do esgoto”, afirma a curadora. A preocupação com o meio ambiente é recorrente na trajetória de Dulce, que já focalizou a Amazônia em mostras. Esta mostra segue para o Museu Cachoeira do Sul, em março e para Santa Cruz do Sul, em junho.

Já o livro teve pré-lançamento no último sábado, na Feira do Livro de Porto Alegre. Editado com os mesmos recursos de Realidade Aumentada, traz textos do escritor e cineasta Tabajara Ruas, do presidente da Agapan, Francisco Milanez, do ecologista Leonardo Melgarejo, da diretora do Museu das Águas/RS, Zorávia Bettiol e poesias de Mario Quintana.