Correio do Povo | Notícias | Literatura fantástica toma conta de Porto Alegre

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 18 de Novembro de 2018

  • 07/06/2018
  • 09:57
  • Atualização: 16:33

Literatura fantástica toma conta de Porto Alegre

Quinta edição da Odisseia será realizada de sexta a domingo no Centro Erico Verissimo

Destaque internacional será o autor de “Hex”, o holandês Thomas Olde Heulvet | Foto: Instagram / Reprodução / CP

Destaque internacional será o autor de “Hex”, o holandês Thomas Olde Heulvet | Foto: Instagram / Reprodução / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

Após três anos de hiato em função da falta de apoio a Odisseia de Literatura Fantástica está de volta para a sua quinta edição de sexta a domingo, de 8 a 10 de junho, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - CCEEV (Andradas, 1223), no Centro Histórico da capital gaúcha. Com a participação de mais de 50 autores, esta edição terá três dias de programação, com escritores, leitores e alunos participando de atividades e encontros para celebrar esse gênero literário. A entrada é franca.

Entre as novidades da V Odisseia está uma participação inédita de um escritor internacional: o holandês Thomas Olde Heuvelt, autor de cinco romances e de contos fantásticos. Ele ganhou o Harland Award (prêmio holandês na categoria Melhor Fantasia) em três ocasiões, e o Hugo Award de 2014 na categoria Melhor Conto. Conforme os organizadores Duda Falcão e Artur Vecchi, Heuvelt está sendo trazido em parceria com uma das editoras parceiras e participantes, a Dark Side Books, e participa do bate-papo de abertura, na sexta, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, dividindo a mesa com o escritor Christopher Kastensmidt. Na noite de abertura também ocorre uma homenagem póstuma para autores do gênero, como Douglas Quinta Reis, Mustafá Ali Kanso e Max Mallmann, e a entrega do Troféu Odisseia, com a revelação do agraciado.

Além dos bate-papos e da programação especial dirigida às escolas, o Dia do Aluno, que será realizado nesta sexta, das 10h às 18h, a V Odisseia também terá oficinas, feira de livros, espaço para fã-clubes, sala de RPG e a exposição Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo à Contemporaneidade. ”As editoras que participam da Feira não terão privilégios ou destaques. Todas terão uma mesa para seus livros”, afirma Falcão. “A Odisseia está acontecendo também pelo esforço dos autores e editoras, que estão pagando suas passagens”, revela Vecchi. A abertura do Dia do Aluno será na sexta, às 10h, com Bruno Anselmi Matangrano e Marcelo Cortez.

A mesa de fechamento será no próximo domingo, às 18h, no Barbosa Lessa. Intitulada “Horror e Medo: o lado sombrio da Ficção”, reúne os autores Rô Mierling, César Bravo, Walter Pax (ilustrador) e Duda Falcão. Além de Duda Falcão e Artur Vecchi, a organização também está a cargo de Cesar Alcázar, Christian David e Cristiane Marçal. O projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei nº 13.490/10. A programação completa está no site https://odisseialitfan.wordpress.com/.

Veja a lista de editoras e fã-clubes participantes:

FEIRA DE LIVROS

Argonautas Editora

Avec Editora

Darkside

Metamorfose Editora

Intrínseca

Faro Editorial

Editora Vermelho Marinho

Sebo Colossal

Mundo Uno Editora

Editora Morro Branco

Nerdz

Grupo Autêntica (Autêntica Gutenberg Nemo)

Aquário Editorial

FÃ-CLUBES

Loremasters

Herdeiros de Sonserina C

Bando Celta

A Bandeira do Elefante e da Arara

Sociedade Miskatonica dos Pampas