Correio do Povo | Notícias | Pondé lança livro em Porto Alegre nesta quarta

Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 17 de Novembro de 2018

  • 19/06/2018
  • 12:46
  • Atualização: 14:12

Pondé lança livro em Porto Alegre nesta quarta

Terceiro livro da série com o filósofo pela Planeta tem palestra e autógrafos nesta quarta, na Saraiva do Iguatemi

Pondé lança

Pondé lança "Espiritualidade para Corajosos" na Capital | Foto: Fernanda Watanabe / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

O filósofo Luiz Felipe Pondé é um daqueles pensadores que não fala de filosofia para agradar mas sim para inquietar, fazer pensar, questionar, divagar. O pensador estará em Porto Alegre nesta quarta para lançar seu novo livro “Espiritualidade para Corajosos”, o terceiro da série pela editora Planeta (os dois primeiros foram "Filosofia para Corajosos" e "Amor para Corajosos"). O evento vai ser na Saraiva do Shopping Iguatemi (João Wallig, 1800), às 19h30min e vai começar com uma palestra do filósofo sobre o tema do livro, seguida de autógrafos.

Na obra, Pondé trata da busca por conexão do ser humano com o divino em seu novo livro. Com o subtítulo “A busca de sentido no mundo de hoje”, o livro "Espiritualidade para Corajosos", tem em sua abertura duas epígrafes pungentes. A primeira é de Albert Camus: “É porque a vida não tem nenhum sentido, que é preciso encontrar um”. A segunda é de George Bernanos: “O acaso é feito à nossa semelhança”.

Sem a intenção de ser um tratado ou um manual, o assunto é abordado para além dos limites das religiões. Segundo o autor, “a espiritualidade é um tema urgente demais para deixá-lo nas mãos dos pregadores de diferentes manuais de salvação”.

Ateu confesso, Pondé confessa que, mesmo não tendo fé, continua encantado pela urgência de viver. “Nós estamos equipados com a busca de sentido, como quem está buscando água, mesmo que a água não seja muito boa. Você tem nas epígrafes a ideia da esperança e de como encontrar esperança no mundo, que é um pouco esta ideia do Bernanos de que o acaso é feito à nossa semelhança. O que eu tento passar no livro é quando você fala sério de espiritualidade, está tratando de um vazio que a gente sente. Este vazio está associado a presença da morte, a frustração, experiência de insuficiência e de que isto ao longo da história acabou se transformando numa parte das religiões e a intimidade com as divindades para produzir experiência significado”, afirma.

O livro parte do vínculo existente entre as principais formas de espiritualidade e a busca pelo sentido da vida. O percurso oferecido ao leitor vai das definições clássicas ao gnosticismo cristão, a concepção trágica da alma, até chegar a conceitos como a espiritualidade na pré-história, na inteligência artificial e nos animais.

O autor questiona por que é necessária coragem para termos uma vida espiritual. Para ele, o medo é um afeto central na vida espiritual, mesmo que exista nele um fim a ser superado ou assimilado. Em 31 capítulos o escritor discorre também sobre as relações entre espiritualidade, política, moral, ética, Bíblia, ateísmo, mística, monarquismo cristão, natureza, regras para a vida cotidiana. “O título do livro ‘Espiritualidade para Corajosos’ é porque existe este pressuposto anterior de que a falta de sentido lança o homem à busca de sentidos espirituais e religiosos. Eu dou uma atenção especial a espiritualidades não convencionais, do mundo contemporâneo, como quando eu falo da inteligência artificial. Encontrar sentido num mundo commoditizado como o nosso é um pouco aquilo que eu falo no capítulo Espiritualidade para Idiotas”, explica Pondé.

Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor e ensaísta, doutor pela USP e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv (Israel). Autor de vários livros, ele é professor da FAAP e da PUC-SP, colunista da Folha de São Paulo e comentarista da TV Cultura. Tem um canal no YouTube com seus ensaios em vídeo e cerca de 350 mil inscritos. Publicou pela Editora Planeta os best-sellers “Filosofia para Corajosos” e “Amor para Corajosos”.