Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 21 de Abril de 2018

  • 21/12/2017
  • 14:22
  • Atualização: 15:46

Joan Baez faz nova ode à paz em seu primeiro álbum em 10 anos

Cantora norte-americana de música folk lançará "Whistle Down the Wind" em 2 de março de 2018

Cantora se apresentou em Porto Alegre em 2014 | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Cantora se apresentou em Porto Alegre em 2014 | Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

  • Comentários
  • AFP

A lenda do folk Joan Baez anunciou o lançamento de seu primeiro álbum em uma década, uma seleção de versões com a qual faz uma nova ode à paz mundial. A ativista e cantora de 76 anos, muito comprometida com a luta pela igualdade de direitos dos negros e contra a guerra do Vietnã na década de 1960, disse que o álbum "Whistle Down the Wind" sairá em 2 de março de 2018. Esta é a segunda vez que a artista escolhe como título a versão de um tema de Tom Waits, depois de seu disco "Day After Tomorrow" em 2008.

Em seu próximo álbum, a cantora, que este ano entrou no Hall da Fama do Rock and Roll, faz versões de músicas dos americanos Josh Ritter e Joe Henry, que são os produtores de "Whistle Down the Wind". Também escolheu a música "The President Sang Amazing Grace", de uma americana pouco conhecida, Zoe Mulford, que fala do massacre de fiéis negros executado por um simpatizante da supremacia branca em Charleston, Carolina do Sul, em 2015, e o emotivo discurso de Barack Obama em homenagem às vítimas.

Profundamente influenciada por Joan Baez, Zoe Mulford disse se sentir "honrada" por essa escolha. A canção "Another World" de Antony and the Johnsons, agora conhecido sob o nome artístico Anohni, também aparece no disco, que termina com "I Wish All Wars Were Over", composta pelo cantor folk Tim Eriksen. Joan já havia anunciado que não faria mais turnês depois de 2018, mas revelou que antes fará uma série de shows na Europa, começando por Estocolmo, e inclui 10 datas em junho no Olympia de Paris.