Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

  • 11/09/2017
  • 14:26
  • Atualização: 15:20

Banda holandesa Focus traz seu rock progressivo a Porto Alegre nesta terça

Grupo se apresenta a partir das 21h no Teatro da AMRIGS

Quarteto fundado em 1969 é liderado pelo vocalista Thijs Van Leer | Foto: Jos de Jonge / Divulgação / CP

Quarteto fundado em 1969 é liderado pelo vocalista Thijs Van Leer | Foto: Jos de Jonge / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

Conhecido como o maior grupo holandês de rock progressivo, o Focus retorna a Porto Alegre nesta terça-feira para uma apresentação no Teatro da AMRIGS (Ipiranga, 5311), a partir das 21h. A banda chega à Capital com Thijs Van Leer (órgão Hammond, flauta e vocais), Udo Pannekeet (baixo), Menno Gootjes (guitarra) e Pierre Van der Linden (bateria) para apresentar seus grandes sucessos e faixas do seu mais recente disco, "Focus 8,5/ Beyond the Horizon", de 2016. Os ingressos custam R$100 e podem ser adquiridos na loja Toca do Disco.

O quarteto foi fundado em 1969, em Amsterdam, e dois anos depois gravou o clássico "Moving Waves", com o qual alcançou fama mundial e tocou por toda a Europa, Japão e América do Norte. Seus hits como "Hocus Pocus", "House of the King" e "Sylvia" se tornaram verdadeiros hinos do rock progressivo, com execução em todos os países ao redor do mundo. Em 1974, eles lançaram "Hamburger Concerto", outro sucesso absoluto de vendas.

O som do Focus é caracterizado por composições extensas, instrumentais de grande qualidade, com muitas referências à música erudita. A banda lançou em 2012 o álbum intitulado "Focus X", que teve como convidado o cantor e compositor Ivan Lins na faixa "Birds come fly over". No inicio de 2017, a banda tocou no Cruise to the Edge, um cruzeiro que liga Tampa a Cozumel, que hospeda um festival a bordo de um navio ao lado das bandas YES, Kansas, do guitarrista Steve Hackett, entre outras.