Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 26 de Setembro de 2017

  • 12/09/2017
  • 15:33
  • Atualização: 16:00

As Bahias e a Cozinha Mineira performam no Theatro São Pedro

Banda apresenta espetáculo "Etc & Tal" dentro da programação do Música em Cena

Banda apresenta espetáculo

Banda apresenta espetáculo "Etc & Tal" dentro da programação do Música em Cena | Foto: Luis Signorini Novaes / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O grupo As Bahias e a Cozinha Mineira traz sua performance a Porto Alegre nesta quarta-feira. Liderada por Assucena Assucena e Raquel Virgínia, a banda mostra ao público da Capital o vibrante espetáculo "Etc & Tal", que reúne os sucessos do disco de estreia, intitulado "Mulher". A apresentação integra a programação do projeto Música em Cena e ocorre a partir das 21h no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº). Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e podem ser obtidos pelo site ou nas bilheterias do Centro Municipal de Cultura (Erico Verissimo, 307) e do Theatro São Pedro.

Aclamado pelo público e pela crítica especializada, o grupo apresenta uma sonoridade original e multifacetada – que abarca elementos de ritmos brasileiros como samba, axé, rock e funk, além do blues e outras vertentes internacionais – e ainda traz à tona questões relacionadas a gênero e ao universo feminino. Sob a influência do tropicalismo, figurado principalmente na obra de Gal Costa e Clube da Esquina, a banda desconstrói tabus com suas melodias potentes, de letras provocativas e performances arrebatadoras. 

Com uma narrativa que propõe um debate acerca da posição das mulheres, a banda lançou, no final de 2015, o álbum "Mulher", que rendeu uma série de shows performáticos e a participação em grandes festivais ao lado de Gal Costa, Elza Soares e outros grandes nomes. O grupo acaba de lançar seu segundo álbum, "BIXA", com novas sonoridades e experimentações, sempre trazendo a marca da diversidade e inovação em sua assinatura.

Assucena Assucena, Raquel Virginia e Rafael Acerbi se conheceram na faculdade de História da Universidade de São Paulo (USP), no ano de 2011 e, a partir de então, iniciaram uma intensa amizade em torno de ideias musicais e artísticas, criando As Bahias e a Cozinha Mineira. O nome da formação se deve ao fato de que as duas cantoras coincidentemente tinham o mesmo apelido, Bahia, e Rafael, o guitarrista mineiro, formando a cozinha sonora da banda. Além do trio, a banda Rob Ashtoffen no baixo, Carlos Eduardo Samuel no teclado, Vitor Coimbra na bateria e Danilo Moura na percussão.