Correio do Povo | Notícias | Duo Deno é a atração desta quinta no Cisne Branco

Porto Alegre

31ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

  • 28/11/2018
  • 13:26
  • Atualização: 15:43

Duo Deno é a atração desta quinta no Cisne Branco

Arthur de Faria e Fernando Pezão se apresentam durante passeio que ocorre das 21h30min às 23h30min

Duo Deno, com Arthur de Faria e Fernando Pezão, lançou duas músicas nas plataformas de streaming nesta semana | Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia / Divulgação / CP

Duo Deno, com Arthur de Faria e Fernando Pezão, lançou duas músicas nas plataformas de streaming nesta semana | Foto: Anderson Astor e Marcelo Curia / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

O projeto "Quintas Culturais" do Barco Cisne Branco apresenta nesta quinta-feira um show com os músicos Arthur de Faria e Fernando Pezão, que formam o Duo Deno. O passeio acontece das 21h30min às 23h30min, com embarque a partir das 20h30min no Atracadouro da Usina do Gasômetro (João Goulart, 551), em Porto Alegre.

Arthur de Faria já produziu 30 discos, escreveu 51 trilhas para cinema e teatro, teve peças suas interpretadas por orquestras como a Ospa e Orquestra de Câmara da Ulbra e integrou uma série de bandas com músicos brasileiros, argentinos e uruguaios. Lançou 11 discos e várias publicações – como “Elis, Uma Biografia Musical” (Arquipélago).  Atualmente lidera a Orkestra do Kaos e monta uma banda gigante com 11 músicos. Também trabalhou 23 anos em rádio, mas nunca gostou muito.

Fernando Pezão é um dos compositores e baterista dos Papas da Língua. Antes disso, era do Musical Saracura, a banda gaúcha de destaque dos 70 pros 80. Antes ainda, fez parte da última formação dos Almôndegas. E antes ainda... era do Mantra, banda liderada pelo guitarrista Zé Flávio que fez furor nos concertos Vivendo a Vida de Lee, na metade dos anos 70. Ainda produziu uma dezena de discos.

Não se sabe muito bem por que, Arthur de Faria e Fernando Pezão, velhos amigos, produtores musicais associados em discos de artistas como Cláudio Levitan e Nico Nicolaiewsky, decidiram em 2005 formar sua própria banda, que transitaria livremente por um arco que vai desde Adoniran Barbosa até Lou Reed, passando por Beatles, Raul Seixas, Lupicínio, Fito Páez e o próprio Arthur. Líderes e discípulos da nova corrente musical, a CPM (canção popular melodramática), gravaram seu primeiro disco, que ficou perdido no tempo-espaço (pau no HD e perda total).

Em novembro de 2010, eles retomaram os trabalhos com shows na Casa de Francisca, em São Paulo; na Casa de Teatro, em Porto Alegre, e no Teatro 25 de Mayo, em Buenos Aires, no festival Músicas del Sur II (com convidados como Fernanda Takai, John Ulhôa e Omar Giammarco). Gravaram duas músicas com produção do John Ulhôa (Pato Fu), em 2012, mas pararam em seguida e não lançaram o material. Agora, no finalzinho de 2018, adentraram nas plataformas de streaming com um compacto duplo com duas músicas: "Saudade da Maloca" (John Ulhôa/ Arthur de Faria) e "Você Tá Bem?" (Arthur de Faria / Daniel Galera), em lançamento da Loop Discos.

O desafio para seguir com o Duo Deno, segundo Arthur e Fernando é encarar qualquer música que venha pela frente, como se fossem bandinhas de circo, com canções soando como projeto eletrônico e logo em seguida como orquestrinha tropical dos anos 1940. Fazer o máximo com o mínimo, com Arthur na voz/piano/acordeom/mandolim e Fernando na bateria/piano de brinquedo/voz/piano. O show tem participação de Nina Nicolaiewsky, filha de Nico, que canta em duas músicas do repertório: “Ser Feliz é Complicado” e “Saudade da Maloca”.

Os ingressos antecipados custam R$ 60 e podem ser adquiridos no stand de informações e vendas do Cisne Branco no 3º piso do Shopping João Pessoa; no Cais do Porto - Armazém B3 diariamente das 9h às 18h ou online na plataforma Sympla. Na hora, custam R$ 70. Estudantes e pessoas com mais de 60 anos tem direito a meia-entrada. Mais informações: (51) 3224 5222 e Whats (51) 99712-5672.