Correio do Povo | Notícias | Pelotas oferecerá 60 espetáculos musicais gratuitos em janeiro

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 19 de Janeiro de 2019

  • 24/12/2018
  • 09:31
  • Atualização: 09:36

Pelotas oferecerá 60 espetáculos musicais gratuitos em janeiro

Em janeiro, concerto pede passagem com a realização do Festival Sesc de Música

Oitava edição do festival contou com participação da Orquestra Areal, formada por jovens instrumentistas | Foto: Flávio Neves / Divulgação / CP

Oitava edição do festival contou com participação da Orquestra Areal, formada por jovens instrumentistas | Foto: Flávio Neves / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A cidade de Pelotas volta a se transformar na sede da música de concerto, de 14 a 25 de janeiro de 2019, com a realização do 9º Festival Internacional Sesc de Música, com a participação confirmada de musicistas de 14 nacionalidades e a oferta de 60 espetáculos gratuitos, entre concertos, recitais e apresentações na comunidade. Além de 24 cursos que reunirão cerca de 380 alunos de Estados e países diferentes, num momento de intercâmbio de culturas e idiomas.

A expectativa é da participação de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos. Esta edição contará com a inserção dos Festivais na Comunidade, com mais de 20 apresentações levando a música aos mais variados espaços da cidade, como hospitais, asilos, igrejas, praia e até à zona rural. O objetivo é envolver a todos em uma consciência de pertencimento e uma atmosfera de emoção.

“O festival é feito com pessoas e para pessoas. O sucesso desse projeto reside justamente nessa apropriação que a comunidade de Pelotas fez. O sentido de toda ação cultural está nessa troca, nessa construção de relações que tem a música como elo”, comenta Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc/RS.

Outra novidade deste ano é a implementação do Choro na grade de cursos, dando mais espaço para o aprendizado de violão, acordeom, bandolim e cavaquinho, além dos sopros e a percussão. Além deste, também são realizados os cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, entre outros.

Entre os destaques da programação, está o concerto de abertura, no dia 14 de janeiro, com a Sphaera Mundi Orquestra. O coletivo se apresenta, às 20h30min, no Theatro Guarany, e conta com a presença da solista argentina Lucia Luque (violino). No mesmo dia, às 18h, é promovido o tradicional Cortejo Musical.

Entre alguns dos nomes que irão se apresentar no Festival estão Clemens Weigel (Alemanha), Romeu Rabelo (Brasil), Viktoria Tatour (Bielorrússia), Emiliano Barri (Argentina), Darrin C. Milling (E.U.A), José Milton Vieira (Brasil), Emmanuele Baldini (Itália), Viktoria Tatour (Bielorrússia) e Alberto Bocini (Itália). A agenda está no site do Festival.