Correio do Povo | Notícias | Ópera-rock sobre opressão ganha apresentações gratuitas pelo Rio Grande do Sul

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 15 de Novembro de 2018

  • 02/09/2016
  • 16:10
  • Atualização: 17:13

Ópera-rock sobre opressão ganha apresentações gratuitas pelo Rio Grande do Sul

A partir deste sábado, espetáculo terá sessões em Porto Alegre, Triunfo, Montenegro e Venâncio Aires

Espetáculo busca debate sobre temas como corrupção, abuso sexual e violência | Foto: Juliano Ambrosini / Divulgação / CP

Espetáculo busca debate sobre temas como corrupção, abuso sexual e violência | Foto: Juliano Ambrosini / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A ópera-rock “Capitão Rodrigo – A saga de um homem comum”, que canta a história do justiceiro social Pompeu Homero, começa a circular pelo Rio Grande do Sul a partir deste sábado, quando o espetáculo será apresentado em Porto Alegre. Com sessões gratuitas e um workshop ao final de cada encenação, o musical busca promover o acesso à cultura e debater temas como corrupção, pedofilia e violência.

Na Capital, as apresentações ocorrem às 19h e 21h, no Museu do Trabalho (R. dos Andradas, 230). A distribuição de senhas será realizada uma hora antes.

O musical surgiu da união de máscaras, poesia, bonecos, atores/músicos e rock´n´roll. No roteiro, o protagonista Pompeu é escolhido para um reality show e ganha o prêmio de um milhão de reais. Contudo, ele sente que lhe faltam alegria e humanidade e então começa a querer consertar os problemas do mundo. A peça é uma realização do Grupo Mosaico Cultural e da banda Capitão Rodrigo, fundada há sete anos com inspiração no icônico personagem Rodrigo Cambará, da saga “O Tempo e o Vento”.

Após cada apresentação, ocorrerá o workshop com os atores e instrumentistas Rafa Cambará e Juliano Rossi, sobre o processo de criação do espetáculo. Aberto a qualquer pessoa, o encontro contemplará todas as etapas de produção da obra, desde a chama inspiradora até a inserção da obra no mercado.

Confira a agenda completa de “Capitão Rodrigo – A saga de um homem comum”:

Dia 03 de setembro (sábado) – Porto Alegre

Sessões às 19h e 21h no Teatro do Museu do Trabalho (Andradas, 230)

Dia 06 de setembro (terça) – Triunfo

Às 20h no Teatro União (Praça Bento Gonçalves)

Dia 14 de setembro (quarta) – Montenegro

Às 20h no Teatro Therezinha Petry Cardona (Capitão Porfírio, 2141)

Dia 15 de setembro (quinta) – Venâncio Aires

Às 20h no Auditório da Escola Gaspar Silveira Martins (Tiradentes, 1281)