Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

  • 04/01/2018
  • 15:10
  • Atualização: 15:51

Com programação para todos os públicos, Porto Verão Alegre começa nesta sexta

Evento apresenta 81 espetáculos até o dia 8 de fevereiro

"Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços" é o grande destaque da programação | Foto: Júlio Appel / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Porto Verão Alegre já uma tradição na cena cultural do Rio Grande do Sul. E, nesta nesta sexta-feira, o festival estreia sua 19ª edição, que se estende até 8 de fevereiro, com uma programação composta por 81 espetáculos. As atrações contemplam peças de teatro, música, humor e mágica em 10 diferentes espaços da cidade. No primeiro dia do evento, serão oferecidas ao público quatro montagens: "Nabescolândia", "O Anexo Secreto", "Só Para Maiores" e "Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços", um dos destaques da agenda neste ano.

Correalização do Porto Verão Alegre, "Pequenos Trabalhos para Velhos Palhaços" tem texto de Matei Visnièc, direção de Adriane Mottola e elenco formado por Arlete Cunha, Sandra Dani e Zé Adão Barbosa. Em cena, eles vivem três palhaços desempregados que se reencontram quando se candidatam para a mesma vaga de emprego. É aí que o clima saudoso e amistoso dos velhos amigos logo dá lugar a uma disputa acirrada pela sobrevivência. O espetáculo será apresentado no Theatro São Pedro (Pça. Marechal Deodoro, s/nº), às 21h, e ganha nova performance no sábado, às 21h, e no domingo, às 18h. Em todas suas sessões, a montagem terá tradução para libras.

Inspirado no conto "O Alfaiate Valente", dos irmãos Grimm, "Nabescolândia" narra a história do reino de mesmo nome que está sendo atacado por um gigante terrível. Este monstro está acabando com o lugar e provocando a fuga dos melhores cavaleiros da Rainha Sganarela III, que, desesperada, ordena que Amadeu, seu desastrado arauto, vá até a cidade e encontre um homem corajoso que possa enfrentar o inimigo. E é neste momento que um certo alfaiate, que havia matado sete moscas de uma só vez, cruza o caminho de Amadeu e a confusão está armada. A Cia Teatral Nós Encena, no ano de comemoração de uma década de fundação, é a responsável pela peça, que tem no texto de Rodrigo Kão Rocha e direção de Clarissa Gomes. A apresentação ocorre às 16h no Teatro Renascença (Érico Veríssimo, 307).

Os diretores Fernanda Moreno e Juliano Rabello apresentam às 21h, na Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, 307), "O Anexo Secreto", baseado na obra "O Diário de Anne Frank". A peça trabalha com a dualidade entre o real e o alegórico, encontrando a poética em uma História na qual marcava tragicamente indivíduos com estrelas amarelas no peito. O mundo acorda em guerra e Anne desperta ânsias adolescentes; em meio ao pesadelo surge o amor, a sexualidade e a incompreensão de um universo em que a liberdade se torna o sonho mais precioso. No elenco desta montagem, que também será encenada às 21h de sábado e domingo, estão Gabriel Fontoura, Leo Bello, Madalenna Leandra e Natália Vargas Xis.

"Só Para Maiores", um espetáculo humorístico sobre sexo, relacionamentos e sexualidade, também tem apresentação na sexta, às 21h, na AMRIGS (Ipiranga, 5311), com repetição no mesmo horário e local no sábado. Os ingressos, à venda desde dezembro, custam R$ 30 antecipadamente; na hora das apresentações, o valor é de R$ 40. As vendas ocorrem no site e também nas bilheterias do do Praia de Belas Shopping e do Casarão Verde do DC Shopping. Entradas para os espetáculos que ocorrem no Theatro São Pedro e no Teatro do Bourbon Country devem ser obtidos nas respectivas bilheterias.