Correio do Povo | Notícias | Antonio Hohlfeldt é confirmado como novo presidente da Fundação Theatro São Pedro

Porto Alegre

13ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de Julho de 2018

  • 14/03/2018
  • 13:20
  • Atualização: 17:16

Antonio Hohlfeldt é confirmado como novo presidente da Fundação Theatro São Pedro

Jornalista e professor assume cargo nesta quarta-feira e posse oficial ocorre no dia 27

Hohlfeld posa com o governador José Ivo Sartori e o ecretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo da Silva  | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

Hohlfeld posa com o governador José Ivo Sartori e o ecretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo da Silva | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Palácio Piratini confirmou, no início desta tarde, que Antonio Hohlfeld é o novo presidente da Fundação Theatro São Pedro. De acordo com a Casa Civil, a nomeação conta a partir desta quarta-feira e a posse oficial será no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro. Na mesma data está prevista uma homenagem póstuma para Eva Sopher, morta em fevereiro, com o Multipalco Theatro São Pedro passando a se chamar Multipalco Eva Sopher.

Hohlfeld assume o cargo de Dona Eva, a quem considerava como uma mãe, como revelou durante a nomeação. No dia 27, o novo presidente da Fundação Theatro São Pedro também deve apresentar a programação dos 160 anos de história do tradicional teatro gaúcho. "Nosso primeiro desafio é concluir o projeto Multipalco. E o segundo é o dia a dia. As pessoas não imaginam todo o trabalho que é feito por trás, antes de abrir as cortinas”, contou em nota publicada pelo governo do Estado.

"Fazer um bom trabalho é uma responsabilidade pessoal minha com ela. Estou triste pela perda, mas muito alegre e honrado em assumir a função que ela cumpria como ninguém", comentou ainda. Jornalista, escritor, crítico teatral, professor de Comunicação e Letras, ele lançou em 1991 o livro "Doce Fera", sobre Eva Sopher. Mas a parceria entre os dois começou anos antes e ele inclusive foi diretor do Theatro São Pedro durante um curto período em 1972. 

Em entrevista ao jornalista Luiz Gonzaga Lopes na segunda-feira, Hohlfeldt lembrou do período em que trabalhou no Correio do Povo e no Caderno de Sábado e da parceria com Dona Eva na campanha pela reabertura e restauração do Theatro São Pedro. “No Correio do Povo, junto com o Paulo Fontoura Gastal nós ficávamos 'pari passu' com a Dona Eva. Cada vez que ela convidava uma autoridade para visitar o teatro, eu ia junto e entrevistava a pessoa e eles ficavam constrangidos e se sentiam obrigados a fazer algo, como foi o caso da filha do presidente Ernesto Geisel, Amália Lucy Geisel, que depois virou uma espécie de madrinha do Theatro São Pedro”, recordou.

Com forte ligação com o teatro, Hohlfeldt também atua como crítico. Ainda na área cultural, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre de 2007. Na política, foi vereador da Capital e vice-governador do Rio Grande do Sul durante o governo de Germano Rigotto.