Correio do Povo | Notícias | Nova montagem de "5X Comédia" chega a Porto Alegre

Porto Alegre

11ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, terça-feira, 22 de Maio de 2018

  • 20/04/2018
  • 17:02
  • Atualização: 17:37

Nova montagem de "5X Comédia" chega a Porto Alegre

Espetáculo será apresentado no Theatro São Pedro neste final de semana

Luís Miranda assina o texto e interpretação de “Madame Sheila

Luís Miranda assina o texto e interpretação de “Madame Sheila" | Foto: Preview / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Vera Pinto

O renascimento do feminismo, as celebridades instantâneas, a supervalorização da vida no exterior, as fórmulas de autoajuda e a paternidade são temas de "5X Comédia", que fez uma trajetória de sucesso nos palcos nos anos 1990 e volta repaginado, com Bruno Mazzeo, Debora Lamm, Thalita Carauta, Heloísa Périssé e Luís Miranda. O espetáculo tem à frente Hamilton Vaz Pereira, diretor-geral das três versões anteriores e Monique Gardenberg, produtora do espetáculo original, trazendo cinco esquetes escritos e interpretados pelos mais representativos nomes do humor atual. As apresentações na Capital ocorrem no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº), neste sábado, às 21h e domingo, em duas sessões: 18h e 21h. O valor dos ingressos varia entre R$ 40 a R$ 120.

A versão do século XXI estreou em 2016 e fez temporada no Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Curitiba, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Ribeirão Preto, Fortaleza e Campinas. E de Porto Alegre segue para Natal, Goiânia e Palmas. "Todas as vezes que a gente viaja, buscamos fazer uma conexão com os lugares em que estamos. Quem assistir ao espetáculo aí em Porto Alegre com certeza vai ver a gente refletindo e falando sobre questões e coisas que acontecem aí. Essa é a maneira de fazer comédia, buscando se comunicar e se integrar com quem nos escuta", comenta Luis Miranda. O artista assina o texto e interpretação de “Madame Sheila", na pele de uma socialite vinda da França, em palestra sobre sofisticação e elegância, com dicas de lugares, moda, comidas e drinks para um grupo seleto de convidados. Avessa ao calor do Brasil, ela enaltece os prazeres de uma vida na Europa.

Heloísa Périssé, em "Tiadoro Show", de sua autoria, dá vida a Dorotéia, uma mulher que tinha tudo para dar errado na vida, mas a partir de estudos e crenças que desenvolveu, criou uma técnica especial para driblar a pressão do dia a dia e o baixo astral. E após dar a volta por cima, acredita que se tornou uma espécie de Oprah Winfrey brasileira. Primeiro texto para o teatro do escritor e roteirista Antonio Prata, "Nana, Nenê" traz Bruno Mazzeo como o desespero clarinetista Rodrigo. Pai enlouquecido entre escolas de mamada e métodos para fazer o bebê dormir, ele clama por um serviço Alô Bebê 24 horas. Em “Milho aos Pombos", de Pedro Kosovski, Thalita Carauta interpreta uma eterna aspirante a atriz, em busca de reconhecimento e fama. E Debora Lamm luta para se desapegar da vida de princesa em "Branca de Neve", de Julia Spadaccini.

Sobre os assuntos abordados, alguns delicados, Miranda acredita que "a maneira mais lúcida e carinhosa de fazer o ser humano refletir é através de reflexões que não só forçam, mas que fazem ele acreditar no quanto nós somos ridículos e o quanto determinadas posições podem ser flexíveis se a gente tiver bom humor e tranquilidade pra perceber que a opinião não é o mais importante, mas sim a reflexão sobre opiniões e sobre conceitos e ideias. E o humor é isso: opinião sobre conceitos e ideias de maneira bem divertida".

As versões anteriores são datadas de 1993, 1995 e 1999 e foram assistidas por mais de 450 mil pessoas. Foram 15 quadros, revezados, assim como os 12 atores. Andréa Beltrão, Denise Fraga, Diogo Vilela, Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch, Fernanda Torres, Miguel Magno, Cláudia Raia, Patrycia Travassos, Evandro Mesquita e Totia Meireles subiram ao palco. E como autores, Luis Fernando Verissimo, Mauro Rasi, Vicente Pereira, Pedro Cardoso, Hamilton Vaz Pereira, Miguel Magno, Ricardo Almeida, Felipe Pinheiro, Miguel Falabella, Patrycia Travassos, Regiana Antonini. Na lista de diretores dos esquetes até agora estavam Hamilton, Mauro Rasi, Marcus Alvisi, Pedro Cardoso, Miguel Magno, Miguel Falabella e Regiana Antonini.