Correio do Povo | Notícias | Coreografias e balés desembarcam em Porto Alegre neste mês

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 15 de Outubro de 2018

  • 14/05/2018
  • 07:28
  • Atualização: 11:31

Coreografias e balés desembarcam em Porto Alegre neste mês

Entre atrações, Companhia Deborah Colker, Ballet Folclórico da Rússia e Escola do Teatro Bolshoi

Ballet Folclórico Nacional da Rússia se apresenta em Porto Alegre entre os dias 25 e 27 de maio no Bourbon  | Foto: Pobede Uzakov / Divulgação / CP

Ballet Folclórico Nacional da Rússia se apresenta em Porto Alegre entre os dias 25 e 27 de maio no Bourbon | Foto: Pobede Uzakov / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Companhia de Dança Deborah Colker volta a apresentar em Porto Alegre “Cão sem Plumas”. O evento ocorre neste sábado, às 21h, no Teatro do Bourbon Country. Baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, o trabalho acompanha o percurso do rio Capibaribe, que corta boa parte de Pernambuco.

Em cena, os bailarinos se cobrem de lama, alusão às paisagens que os versos descrevem, e seus passos evocam os caranguejos. Para a construção da coreografia, a companhia de dança ainda se valeu de manifestações fortes em Pernambuco, como maracatu e coco, incluindo ainda o samba, jongo, kuduro e outras danças populares.

Já no final de semana seguinte, nos dias 26 e 27 de maio, a Capital recebe o Ballet Folclórico Nacional da Rússia. As apresentações também ocorrem no Teatro do Bourbon Country. A Companhia Estadual de Dança Folclórica de Fayzi Gaskarov, formado por 51 pessoas, sendo 40 bailarinos, desenvolve um trabalho que tem como tema a “Dança das Nações do Mundo”, uma mistura de gêneros musicais de vários países, como “The Moon Flight of Butterflies” (Dança Chinesa), “Kalinka” (Dança Russa), além das tradicionais danças cossacas.

Ainda no Teatro do Bourbon, dias 30 e 31 de maio, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta a “Grande Suíte do Ballet Dom Quixote”. A versão coreográfica do russo Vladimir Vasiliev, reúne 80 bailarinos, da única filial do Teatro Bolshoi, localizada em Joinville/SC.

Em junho, outras coreografias poderão ser conferidas, como o balé “Giselle”. Com destaque para os bailarinos convidados do Ballet Nacional Sodre (Uruguai), a apresentação será no próximo dia 5, no Theatro São Pedro, às 20h30min. O evento faz parte do 1º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre.