Porto Alegre

27ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 21 de Janeiro de 2018

  • 27/12/2017
  • 13:34
  • Atualização: 13:39

Natação, ginástica e dança: projeto Esporte Verão deve beneficiar 30 mil pessoas

Prefeitura de Porto Alegre ofertará mais de 40 atividades físicas e esportivas durante o verão

Piscinas devem ser abertas em 4 de janeiro | Foto:  Maia Rubim / PMPA / Divulgação / CP

Piscinas devem ser abertas em 4 de janeiro | Foto: Maia Rubim / PMPA / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Cláudio Isaías

Pelo menos 30 mil pessoas deverão ser beneficiadas com as atividades físicas, esportivas e de lazer do projeto Esporte Verão 2018 em Porto Alegre. No período de férias, serão mais de 40 ações como dança, ginástica, musculação, caminhadas, natação, hidroginástica, basquete e futsal. O termo para a realização do projeto foi assinado na manhã desta quarta-feira pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, e pelo presidente da Sistema Fecomércio/RS, Luiz Carlos Bohn.

A secretária interina de Desenvolvimento Social e Esportes (Smdse), Denise Russo, informou que as piscinas comunitárias estarão liberadas para banho a partir de 4 de janeiro. No entanto, no dia 2, serão feitas o cadastramento para as carteirinhas de acesso. Estarão disponíveis para uso da população nos meses de janeiro e fevereiro as piscinas do Cecores, na avenida economista Nilo Wulff, no bairro Restinga; do Cecoflor, na rua Irene Capponi Santiago, 290, no bairro Cristo Redentor; do Ceprima, na rua Camoati, 64, no bairro Santa Maria Goretti; e no Cevi, na rua Papa Pio XII, no bairro Passo das Pedras.

De acordo com Denise Russo, a proposta do projeto é ampliar o acesso da população a atividades esportivas, que segundo ela, é uma forma de promover a inclusão social, principalmente da crianças em situação de vulnerabilidade social. “O esporte, além de incluir, melhora a qualidade de vida e a saúde das pessoas”. A secretária destacou ainda o trabalho integrado com outras secretarias como a Saúde a Educação.

O diretor de eventos da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Smdse, Cláudio Franzen, disse que no ano passado foram atendidas no período de férias mais de 27 mil pessoas nas quatro piscinas comunitárias. Segundo Franzen, serão realizados na Capital o Circuito Porto Alegre de Vôlei nos dias 7, 13, 20 e 27 de janeiro e a Copa de Handebol de Areia nos dias 6 e 7 de janeiro. Todas as atividades serão disputadas no Parque Marinha do Brasil.

O presidente do Sistema Fecomércio/RS, Luiz Carlos Bohn, disse que os vencedores da etapa de Porto Alegre do circuito de verão participarão das finais do Verão Sesc na praia de Torres no mês de março. Na sede do Sesc Protásio, na avenida Protásio Alves, serão disputadas as competições de Beach Soccer, Futvôlei, vôlei de duplas, Beach Soccer, Handebol de areia e câmbio de areia.

Durante a realização do projeto Esporte Verão 2018, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará diagnósticos com a equipe médica que indicará aos pacientes qual unidade procurar para a realização da atividade física. Eles terão o acompanhamento de profissionais de Educação Física que atuam na Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer. Já a Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoverá ações recreativas e de lazer (colônia de férias para escolas da rede municipal da zona Sul da Capital.