Correio do Povo | Notícias | Vila Santa Teresinha ganha pista de skate

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 19 de Agosto de 2018

  • 21/04/2018
  • 15:57
  • Atualização: 16:54

Vila Santa Teresinha ganha pista de skate

Construída em parceria com empresas, minirrampa pública terá aulas gratuitas da modalidade

Local terá aulas de skate | Foto: Guilherme Testa

Local terá aulas de skate | Foto: Guilherme Testa

  • Comentários
  • Henrique Massaro

Acreditando no skate como forma de educação social, o Centro Esportivo Cultural Transformação, na Vila Santa Teresinha, no bairro Floresta, em Porto Alegre, inaugurou neste sábado uma pista pública. Construída através de parceria entre Centro Social Marista, a Associação Cultural Vila Flores e a Swell Skate Camp, com o apoio do Instituto Gerdau, o espaço público poderá ser utilizado pela comunidade local, que também passa a receber aulas gratuitas.

A construção da minirrampa simboliza mais um passo dos que vêm sendo dados no Centro Social Marista, que atende diretamente cerca de 120 crianças e adolescentes da comunidade local. De acordo com um dos responsáveis, irmão Miguel Orlandi, há cerca de um ano uma quadra esportiva coberta já havia sido inaugurada no local e a pista de skate, construída onde costumava ser uma cancha de bocha inutilizada, veio para reforçar o viés de integração social do esporte. “O skate, além de ser uma cultura, é uma modalidade importante para aproximar a comunidade e integrar o pessoal considerado invisível”, explica.

A ideia surge através do projeto de Vila a Vila, que é uma parceria do Centro Social com a Vila Flores que busca aproximar as duas entidades. A construção da pista, por sua vez, foi gerenciada pelo skatista e empresário Gustavo Tesch, proprietário da Swell Skate Camp, pista de skate de Viamão. Ele define a minirrampa como democrática, já que ela se caracteriza por ser uma pista que visa a diversão de quem a utiliza.

Durante o evento, crianças e adolescentes receberam aulas de skate que devem continuar duas vezes por semana no local. “O skate, por característica, é um esporte social. Uma pessoa que sabe andar em uma pista pública, geralmente sabe se comportar em público”, disse o professor e skatista Nicholas Kluge, da Escola Ande de Skate.

Além da construção da pista, as entidades envolvidas conseguiram a doação de diversos skates para serem utilizados pela comunidade local. Hoje skatista profissional de downhill slide – modalidade conhecida como “Fórmula 1 do skate” –, Tiago Mohr esteve no evento e sorteou um skate completo da sua marca patrocinadora. Oriundo também de um centro social, a Casa Marista da Juventude (Caju), na Vila Nova, ele ainda deu uma palestra para falar sobre os valores de espaços assim na formação dos jovens.

O evento de sábado contou ainda com diversas atividades culturais. Houve pintura de painel em grafite, apresentações musicais e workshops. A programação acompanhou o Dia Mundial da Criatividade 2018, data estabelecida por Resolução da ONU para o mundo inteiro.


TAGS » Porto Alegre, Skate