Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014


Porto Alegre
Agora
19ºC
Amanhã
13º 22º


Faça sua Busca


Esportes > Futebol > Grêmio

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

12/12/2013 07:58 - Atualizado em 12/12/2013 07:59

Noite de conhecer os adversários na Libertadores

Grêmio quer evitar jogos na altitude e viagem para o México

Tricolor tem vaga na fase de grupos, mas não será cabeça de chave<br /><b>Crédito: </b> Divulgação Conmebol / CP
Tricolor tem vaga na fase de grupos, mas não será cabeça de chave
Crédito: Divulgação Conmebol / CP
Tricolor tem vaga na fase de grupos, mas não será cabeça de chave
Crédito: Divulgação Conmebol / CP

Na noite desta quinta-feira, a partir das 22h (de Brasília), o Grêmio conhecerá o início do seu caminho para desbravar a América em 2014. Presentes no sorteio dos grupos da Copa Libertadores, na sede da Conmebol, em Luque, nos arredores da capital paraguaia, Assunção, Fábio Koff e Rui Costa tentam uma sorte maior do que a alcançada no ano passado, quando o único temor era encarar a LDU logo de cara na primeira fase.

Desta vez, com a vaga direta, o anseio gremista é novamente fugir da altitude e também das longas viagens ao México. “O nosso desejo é como o de todos os clubes, escapar da altitude e de ter que atuar no México”, salienta o presidente do clube.

Koff é extremamente experiente em Libertadores. Vai para a sua sexta à frente do Grêmio e, por isso, sabe que as fases inicias apontam ainda pouca coisa. “Ela começa a se decidir mesmo no mata-mata”, acrescenta.

Entre os já classificados, cinco clubes contam com a altitude a seu favor, um dos temores gremistas. Começando em Sagolquí, a 2,5 mil metros, cidade do desconhecido Independiente del Valle, até os 3,6 mil metros de La Paz, onde joga o Bolívar, passando por Bogotá, do Santa Fe, algoz gremista neste ano, a capital equatoriana, do Deportivo Quito, e Cuzco, do Real Garcilaso. Além disso, a vaga restante da Bolívia será de San José, onde joga em Oruro, a 3,7 mil metros, ou de The Strongest, de La Paz.

A Conmebol já anunciou a lista dos oito cabeças de chave com dois representantes da Argentina e do Brasil, além de um da Bolívia, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. À tarde, antes do sorteio, ocorre a reunião do Comitê Executivo da entidade que definirá diversos itens relacionados ao futebol sulamericano, entre eles os critérios para os outros potes do sorteio da Libertadores, em que fase a competição parará antes da Copa do Mundo e até uma boa majoração na premiação do torneio.

Se forem mantidos os mesmos critérios da Libertadores de 2013, o Grêmio integraria o pote 3, ao lado de San Lorenzo ou Lanús, Arsenal, The Strongest ou San José, Flamengo, O’Higgins, Nacional-PAR e Defensor. Dos cabeças de chave, escaparia da dupla mineira Atlético-MG e Cruzeiro, caindo no grupo de Vélez Sarsfield,Newell’s Old Boys, Bolívar, Unión Española, Cerro Porteño ou Peñarol.

Além de um destes times, o clube também enfrentaria no seu grupo Atlético Nacional, Deportivo Cali, Emelec, Independiente del Valle, Real Garcilaso, Universitario, Defensor, Deportivo Anzoátegui ou Zamora e uma equipe do último pote composto pelos mexicanos Santos Laguna e León, mais as equipes que vieram da pré-Libertadores, que será disputada por Lanús ou River Plate (ARG), Oriente Petrolero (BOL), Atlético-PR (BRA), Botafogo (BRA), Universidad Católica, Palestino, Universidad de Chile ou Deportes Iquique (CHI), Santa Fe (COL), Deportivo Quito (EQU), Morelia (MEX), Guaraní (PAR), Sporting Cristal (PER), Nacional (URU) e Caracas (VEN).

Três vagas indefinidas

A Libertadores de 2014 sorteará as fases iniciais do torneio com três dos 38 times indefinidos e ainda faltando decidir a posição do Lanús e a definição dos dois primeiros peruanos, entre Real Garcilaso e Universitario. Na Argentina, San Lorenzo ou River Plate ficarão com a última vaga. Na Bolívia, The Strongest e San José brigam pela classificação. Já no Chile, Universidad Católica, Palestino, Universidad de Chile e Deportes Iquique enfrentam um mata-mata para irem à pré-Libertadores.

Bookmark and Share


Fonte: William Lampert / Correio do Povo







O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.