Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 15/01/2014
  • 08:15
  • Atualização: 09:19

Enderson Moreira começa a armar Grêmio

Treinador realiza treinos com campo reduzido e já tem esboço de time para começar temporada

Técnico Enderson Moreira já tem o time titular gremista na cabeça | Foto: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio / CP

Técnico Enderson Moreira já tem o time titular gremista na cabeça | Foto: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio / CP

  • Comentários
  • William Lampert / Correio do Povo

O Grêmio de Enderson Moreira começa a sair do forno. Fã dos treinamentos com campo reduzido, o treinador aproveita este tipo de atividade para armar o seu primeiro esboço de time na temporada. Setorizado, escala a equipe em parcelas para depois juntar as partes.

Sem alardes, o treinador iniciou a montagem dos titulares desde sábado, no primeiro dia da pré-temporada. “Já tenho uma ideia na cabeça. Fiz separado, talvez vocês não tenham notado. Faço setorizado e depois é só juntar”, destaca o comandante gremista.

Enderson não é muito afeito aos treinos coletivos. Prefere adotar trabalhos com o campo reduzido e tendo menos atletas nas equipes. Uma prática que é muito comum no futebol europeu. “Temos trabalhado muita posse de bola. É algo que ocorre na Europa, ainda mais depois do Mourinho”, salienta Pedro Geromel, que passou dez anos longe do Brasil.

O atleta participa mais da atividade com um campo menor. Toca mais vezes na bola, facilitando também o entrosamento com os companheiros. “Ele te dá mais intensidade. Você acelera e freia muito mais”, explica o preparador físico Fábio Mahseredjian. Por isso, ver toda a equipe junta pode ser que seja possível apenas no sábado, em Carlos Barbosa, diante de um combinado local.

Indefinição no setor ofensivo

Enderson Moreira comandou três trabalhos com bola em Bento Gonçalves, nas tardes de sábado, domingo e segunda-feira. Três treinamentos diferentes, porém sempre tendo o campo reduzido e ao menos três equipes. É nestas atividades que a equipe começa a ser formada para o início da temporada.

No domingo, por exemplo, em um time havia um esboço de sistema defensivo com Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell. A principal dúvida neste setor é quanto ao companheiro de zaga de Rhodolfo, já que as outras três posições eram praticamente certa— embora ainda não tenha sido definida a saída de Alex Telles.

Os principais mistérios no Grêmio são do meio para a frente. Muitos jogadores disputam duas vagas de volante e três no setor de armação. Souza e Ramiro treinaram lado a lado tanto no domingo como no dia seguinte, indicando a permanência da dupla como tendência. Assim, Edinho iniciaria o ano como opção no banco.

Na linha de três atletas que será a responsável por municiar o centroavante, no esquema preferido de Enderson, Maxi Rodriguez deve ficar com uma das vagas. Na segunda-feira, o uruguaio participou de uma equipe ao lado de Zé Roberto e Barcos. O treinador confirmou no programa “Conexão Tricolor”, da TV oficial do Grêmio na Internet, que o centroavante seguirá como o capitão da equipe.

Bookmark and Share


TAGS » Grêmio, Futebol, Esporte