Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 29/01/2014
  • 08:09
  • Atualização: 08:22

Abel volta hoje a comandar Inter da casamata pela sexta vez

Depois de seis anos longe, treinador volta a comandar o Colorado nesta quarta

Abel inicia sexta passagem pelo Inter | Foto: Alexandre Lops / Divulgação Inter / CP

Abel inicia sexta passagem pelo Inter | Foto: Alexandre Lops / Divulgação Inter / CP

  • Comentários
  • Fabrício Falkowski / Correio do Povo

Abel Braga é o protagonista desta noite no Estádio do Vale. Após seis anos longe, tempo em que acumulou mais alguns títulos ao seu cartel, o treinador mais importante da história recente do Inter comanda o time colorado outra vez desde a casamata. O palco ainda não é o Beira-Rio, e o time ainda não é aquele considerado titular, mas o confronto com o São Paulo, às 19h30min, vale três pontos na corrida pelo título do Campeonato Gaúcho.

D’Alessandro, Juan, Aranguiz e outros medalhões ficarão reservados para uma outra hora, provavelmente domingo. O time para hoje é um misto de reservas do grupo principal e uma seleção dos destaques do sub-23, que representou o clube nas três primeiras rodadas do Gauchão. A responsabilidade de Abel, aliás, é grande. Utilizando um grupo formando exclusivamente por jogadores jovens, a maioria desconhecidos do grande público, Clemer surpreendeu e amealhou nove pontos nas rodadas iniciais. Ou seja, construiu uma campanha com 100% de aproveitamento, que concede ao Inter a liderança do Grupo A.

Esta será a sexta estreia de Abel Braga pelo Inter. Ele começou sua trajetória pelo clube em 1988, quando tinha apenas 36 anos e era um contemporâneo dos seus comandados. Depois de idas e vindas, foi convidado para voltar ao clube em janeiro de 2006 pelo então presidente Fernando Carvalho. Na época, Abel era tido com um treinador “de chegada, mas que não conquistava títulos”. Afinal, perdera, no comando de Flamengo e Fluminense, respectivamente, as finais da Copa do Brasil de 2004 e 2005 para clubes menores.

Mas o rótulo foi desmentido. Naquela temporada, Abel comandou o Inter nas conquistas da Libertadores e do Mundial. Depois, saiu em março de 2007 para voltar apenas cinco meses depois, ficando mais alguns meses no clube, até 2008. Foi sua última passagem pelo Beira-Rio.

O Inter até tentou outras vezes a sua contratação, como em 2010, logo depois da catastrófica participação do clube no Mundial de Abu Dhabi. Compromissos com outros clubes, porém, adiaram a volta do técnico.

Histórico de Abel Braga comandando o Inter:

264 Jogos

143 Vitórias
68 Empates
53 Derrotas

Bookmark and Share


TAGS » Futebol, Inter, Esporte