Porto Alegre, segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

  • 07/02/2014
  • 07:46

Russos têm "grande desafio" de evitar atentados em Sochi, diz Obama

Presidente dos EUA garantiu que está fazendo tudo para ajudar a proteger os atletas

Obama garantiu que está fazendo tudo para ajudar a proteger os atletas | Foto: Jewel Samad / AFP / CP

Obama garantiu que está fazendo tudo para ajudar a proteger os atletas | Foto: Jewel Samad / AFP / CP

  • Comentários
  • Agência Brasil

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse nessa quinta que a Rússia enfrenta o "enorme desafio" de evitar qualquer atentado durante os Jogos Olímpicos de Sochi. Acrescentou que Washington está fazendo tudo para ajudar a proteger os atletas.

"Estamos em comunicação constante com os russos, em nível de forças da ordem, militares e serviços de informação. Trabalhamos com eles para garantir que não apenas os nossos atletas, mas todos os que queiram assistir aos jogos estejam em segurança", disse Obama.

Pouco antes, a agência norte-americana para a segurança nos transportes anunciou que proibiu os passageiros de voos para a Rússia de levar a bordo qualquer líquido, gel ou aerossol, como medida temporária de segurança. A decisão foi divulgada um dia depois de o governo norte-americano ter alertado as companhias aéreas que viajam para a Rússia para a possibilidade de serem colocados explosivos em tubos de pasta de dente.

Na terça, a Casa Branca informou que os Estados Unidos tomaram "todas as medidas necessárias" para garantir a segurança dos seus cidadãos em Sochi, que tem sido alvo de ameaças de atentados. Em vídeo divulgado recentemente, islamitas do Cáucaso russo ameaçaram cometer atentados durante os Jogos, depois de dois ataques suicidas em dezembro, no Sul da Rússia, terem deixado 34 mortos.

Bookmark and Share