Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
13º 24º


Faça sua Busca


Esportes > Futebol

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

15/03/2014 09:31 - Atualizado em 15/03/2014 09:37

Fifa recomenda não fazer shows nos estádios da Copa

Entidade não quer ver os gramados prejudicados no mundial de junho

Arena Castelão recebeu um show no início do mês e gramado foi prejudicado<br /><b>Crédito: </b> Fabio Lima / Divulgação / CP
Arena Castelão recebeu um show no início do mês e gramado foi prejudicado
Crédito: Fabio Lima / Divulgação / CP
Arena Castelão recebeu um show no início do mês e gramado foi prejudicado
Crédito: Fabio Lima / Divulgação / CP

A Fifa anda preocupada com a qualidade dos gramados nos estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo no Brasil. A entidade não gostou de ver o estado da grama no estádio Castelão, em Fortaleza, que ficou todo danificado após a realização de um show de Elton John, no início deste mês. Diante disso, a Fifa está recomendando que não se façam mais shows de agora até o Mundial, em junho. No Beira-Rio, por exemplo, haverá o show de reinauguração, em abril.

A recomendação dada durante o 4º Seminário de Preparação de Gramados, realizado no Museu do Futebol, nessa sexta, em São Paulo. "A partir do segundo semestre de março, esperamos não ter nenhum show nos estádios da Copa. Não somos donos do estádios, mas essa é a nossa recomendação", disse Frederico Nantes, gerente-geral de competição e serviços do Comitê Organizador Local (COL). "A função do comitê é mitigar riscos e não se furtar a dar conselhos às sedes e aos CTs (Centro de Treinamentos das Seleções) para que tenhamos os melhores gramados."

Desde 2011, a Fifa e o COL fazem visitas às 12 sedes e ensinam como os gramados devem ser tratados. A engenheira agrônoma Maristela Kuhn, ao lado de 237 outras pessoas, vem ensinando como tratar não apenas o piso dos estádios, mas também dos 32 CTs que receberão as seleções. Os responsáveis dos Centros de Treinamento vêm recebendo lições de como devem aparar a grama, qual deve ser sua espessura e como deve ser o tratamento diário.

"Queremos padronizar os CTs e os estádios", disse Maristela. Só em Fortaleza já foram realizados três shows após a inauguração do novo Castelão. E em todas as oportunidades, o gramado foi seriamente prejudicado. Curiosamente, os outros três seminários aconteceram em Fortaleza (2011) e Salvador (abril e outubro de 2013). Na capital baiana, Elton John também se apresentou, mas a grama da Arena Fonte Nova não sofreu tanto.

Mesmo com a recomendação da Fifa, o Castelão vai manter o show de Roberto Carlos, marcado para o dia 5 de abril. De acordo com o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, o gramado, que ficou amarelo após a apresentação de Elton John, está quase recuperado.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?


Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.