Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 02/04/2014
  • 14:09
  • Atualização: 14:17

Programa Brasil Voluntário do Governo Federal tem 46 mil inscritos

Na Capital, cerca 2 mil se inscreveram e, após a capacitação virtual, 1,2 mil receberão treinamento presencial

  • Comentários
  • Correio do Povo

O Programa Brasil Voluntário do Governo Federal tem mais de 46 mil inscritos para trabalhar no voluntariado durante o mundial nas 12 cidades-sede. Destes inscritos serão selecionados 34 mil na pré-seleção, em uma capacitação virtual, que ocorre até o dia 18 deste mês. Na segunda etapa, serão selecionados 18 mil voluntários, para treinamento presencial, em cada uma das cidades-sede. O treinamento ocorre em quatro finais de semana, entre abril e maio.

As inscrições para o voluntariado encerraram no dia 16 de março. Em Porto Alegre, cerca 2 mil se inscreveram e, após a capacitação virtual, 1,2 mil receberão treinamento presencial. No entanto, apenas 859 pessoas irão trabalhar em 15 pontos da cidade, o restante ficará no cadastro de reserva.

Dos inscritos no programa, 56% são mulheres e 44% homens, com idade média de 32 anos. Cada voluntário receberá uniforme, seguro de vida durante o período trabalhado, vale-alimentação no valor de R$ 20 e locomoção de casa até o local onde irá atuar. Entre os pontos de atuação em Porto Alegre estão o Aeroporto Internacional Salgado Filho e Estação Rodoviária, onde haverá equipes 24 horas por dia.

Além disso, os voluntários estarão presentes no entorno do Estádio Beira-Rio, Mercado Público, Usina do Gasômetro, FanFest, Praça da Alfândega, Praça da Redenção, Parque Harmonia, Parcão, Cidade Baixa, shoppings Praia de Belas e Barra Shopping, estacionamento da PUCRS e no Centro de Aberto de Mídia, para profissionais da imprensa não credenciados que estarão na Capital.

Para o coordenador do Programa Brasil Voluntário, Marcio de Souza, há uma grande expectativa para o trabalho. “Nossos voluntários estão sendo muito bem treinados. Estamos trabalhando com as palavras chave ‘bem receber’ a todos os que vêm para a Copa”, afirmou Souza. Ainda como parte do treinamento ocorrerá uma visita de campo com os voluntários a cada um dos pontos de atuação. A visita ocorrerá por volta do dia 8 de junho, após o encerramento do curso, quando as escalas dos locais já estarão disponíveis.

Bookmark and Share