Porto Alegre, quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

  • 15/05/2014
  • 16:16
  • Atualização: 16:32

Puyol se despede e projeta voltar ao Barcelona para cuidar da base

Em cerimônia, defensor de 36 anos diz que repensará a carreira sem pressa

Em cerimônia, defensor de 36 anos diz que repensará a carreira sem pressa | Foto: Lluis Gene / AFP / CP

Em cerimônia, defensor de 36 anos diz que repensará a carreira sem pressa | Foto: Lluis Gene / AFP / CP

  • Comentários
  • Lancepress

O zagueiro Puyol se despediu do Barcelona num ato oficial promovido pela diretoria do clube, num auditório do Camp Nou. A cerimônia foi restrita ao elenco, membros da direção blaugrana, amigos e familiares do zagueiro. No dia 30 de junho, ele deixará de ser jogador do clube catalão.

Depois de uma homenagem, Puyol concedeu uma entrevista coletiva na qual expressou o desejo de seguir no Barcelona, mas fora das quatro linhas. O jogador de 36 anos não descartou defender outro clube, mas admitiu que a aposentadoria está mais próxima com as recentes lesões. 

"Eu gostaria de recuperar o joelho direito para seguir praticando esporte. Se não consegui aqui, dificilmente conseguirei em outro lugar. Me dói não poder ajudar a equipe em campo. Creio que, agora, o melhor é descansar. Preciso conversar com minha família. Quero seguir no Barcelona, mas não me vejo como treinador, tampouco como auxiliar. Talvez possa trabalhar num projeto relacionado à formação de novos jogadores", disse Puyol.

O defensor também acredita que jogadores como Xavi e Iniesta reúnem condições de herdarem a braçadeira de capitão e destaca qual foi o momento mais importante da trajetória no Barça. "Quando Puyol ergueu a taça de campeão da Champions. Foi um exemplo de luta e de como não devemos cruzar os braços diante de uma luta", afirmou, referindo-se ao fato do francês ter superado um câncer no fígado. 

Apesar de ter dois anos de contrato a cumprir, na semana retrasada, Puyol anunciou que deixará o Barça ao final desta temporada. Formado nas categorias de base do clube catalão, Puyol está no Barcelona desde 1995. Em 99, ele subiu para o time profissional até tornar-se capitão e líder do elenco. Em 15 anos no Barça, ele venceu seis vezes a Liga Espanhola, três vezes a Liga dos Campeões, duas vezes o Mundial de Clubes, duas vezes a Copa do Rei, entre outros títulos.

Bookmark and Share