Pirlo, capitão italiano, disputa o lance contra o inglês | Foto: Ben Stansall / AFP / CP
A presença de três campeões mundiais em um mesmo grupo é garantia de um choque de gigantes a cada rodada. Às 19h deste sábado, na quente e abafada Manaus, cinco títulos estarão em campo quando a tetracampeã Itália medir forças com a Inglaterra, que levantou a taça em 1966. Como ambas disputam uma vaga nas oitavas de final contra (provavelmente) o Uruguai e (bem menos provável) a Costa Rica, o duelo de hoje na Arena Amazônia tem um caráter decisivo.
Os italianos entram em campo dispostos a apagar a imagem ruim da Copa de 2010, quando foram eliminados na primeira fase. Para tanto, apostam na mescla de jogadores que participaram da conquista de 2006, como o goleiro Buffon e o meia Pirlo, com outros mais jovens, como o atacante Balotelli, de quem se esperam as ações ofensivas da equipe.
Mesmo com uma geração renovada, que conta com destaques como Sturridge e Sterling, a Inglaterra luta para inspirar a confiança dos próprios ingleses. 'Vamos tentar aumentar o otimismo dos torcedores. Que eles tenham algo para acreditar e sentir orgulho. Nada nos agradaria mais do que render tal e qual nossa torcida espera. Fazer da Inglaterra uma grande equipe', diz o técnico Roy Hodgson. Chance melhor que nesta Copa do Mundo, é difícil.
Grupo D
Itália:
Buffon, Abate, Barzagli, Bonucci, Chiellini, De Rossi, Pirlo, Verratti, Marchisio, Aquilani, Balotelli. Técnico: C. Prandelli.
Inglaterra:
Hart, Johnson, Cahill, Jagielka, Baines, Gerrard, Lampard, Chamberlain, Wilshere, Rooney, Sturridge. Técnico:
Roy Hodgson.
Árbitro: Björn Kuipers (HOL).
Local: Arena Amazônia (AM).
Início: 19h.