Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 17/06/2014
  • 11:34
  • Atualização: 11:36

Organizadores de "Fan Fest alternativa" são retirados de terreno no Recife

Policiais do Batalhão de Choque afastam manifestantes do Cais José Estelita

  • Comentários
  • Lancepress

O espaço da "Fan Fest às avessas" foi fechado de forma tensa no Recife, nesta terça-feira. Logo no início da manhã, o Cais José Estelita amanheceu interditado e seus ocupantes foram retirados pelo Policiais do Batalhão de Choque. Há um mês a área servia como base de 100 manifestantes que desejam evitar a demolição do lugar para a construção de 13 prédios.

Bombas de efeito moral foram usadas durante a operação e uma pessoa saiu ferida. Em nota nas redes sociais, os integrantes do movimento Ocupe Estelita afirmam que a Polícia Militar teria "descumprido todos os acordos firmados com a Secretaria estadual de Defesa Social e com a Secretaria de Direitos Humanos, bem como o Ministério Público"

O mandado de reintegração de posse aplicado nesta terça-feira estava emitido desde o dia 29 de maio, mas um acordo entre o grupo Direitos Urbanos e a Polícia Militar havia estabelecido um "tratado de paz".

Entenda a "Fan Fest às Avessas"

O grupo que estava no Cais José Estelita também é contra a realização da Copa do Mundo no Brasil e por isso decidiu criar uma espécie de "Fan Fest alternativa". Enquanto a festa oficial da Fifa transmite os jogos em telões, os manifestantes de Estelita ofereciam diariamente oficinas culturais, aulas públicas e shows com ritmos populares, ignorando as partidas.

A "anti-Fifa Fan Fest" vinha chamando a atenção até mesmo de alguns turistas estrangeiros, que fizeram visitas ao acampamento.

Bookmark and Share