Porto Alegre, quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

  • 03/07/2014
  • 19:10
  • Atualização: 19:17

CT do Grêmio no Humaitá passa a se chamar Luiz Carvalho

Homenagem a ex-jogador, dirigente e presidente do clube foi aprovada por uanimidade

CT do Grêmio no Humaitá passa a se chamar Luiz Carvalho | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

CT do Grêmio no Humaitá passa a se chamar Luiz Carvalho | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O novo CT da equipe profissional do Grêmio, no Humaitá, passará a se chamar Centro de Treinamento Luiz Carvalho, em homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube. Reconhecido por ter defendido a camisa tricolor de 1923 a 1940, Carvalho seguiu também carreira na instituição, sendo desde treinador da equipe principal, passando por cargos de direção, até chegar à presidência na gestão 1974/1975. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração.

Nascido no dia 1º de novembro de 1907, na cidade de Cachoeira do Sul, no Vale do Jacuí, Luiz Leão de Carvalho conquistou 12 títulos em sua passagem pelo Clube. Célebre pela jogada em que dava um giro de corpo para concluir à meta, Luiz Carvalho passou a ser conhecido como "O Rei da Virada". Também é lembrado por ter sido o jogador com maior média de gols por partida, o equivalente a 0,79 em cada um dos 185 jogos disputados, totalizando 146 bolas na rede.

Em 1940, após uma vitória de 2 a 1 sobre o Independiente, bicampeão argentino, ganhou a alcunha de "El Maestro". Dois anos depois, foi declarado Atleta Laureado. Na década de 30, chegou a defender a Seleção Brasileira, um feito raro para jogadores fora do eixo Rio-São Paulo. Tendo em vista o caráter amadorístico da época, Luiz Carvalho nunca foi remunerado pelo Clube e sempre entrou em campo pelo prazer de vestir o Manto Tricolor. Faleceu em 1985.

Bookmark and Share


TAGS » Grêmio, Futebol, Esporte