Correio do Povo | Notícias | Tetracampeão do Tour de France é flagrado em exame antidoping

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 15 de Julho de 2018

  • 13/12/2017
  • 08:26
  • Atualização: 08:30

Tetracampeão do Tour de France é flagrado em exame antidoping

Atleta usou remédio para asma em dosagem superior à permitida

Tetracampeão do Tour de France é flagrado em exame antidoping | Foto: Jose Jordan / AFP / CP

Tetracampeão do Tour de France é flagrado em exame antidoping | Foto: Jose Jordan / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

O britânico Chris Froome, tetracampeão da Volta da França, deu resultado positivo para a substância Salbutamol, usada contra a asma, em um exame antidoping durante a Volta da Espanha 2017, competição que ele venceu - anunciou a União Ciclística Internacional (UCI). A entidade informou que a natureza da substância não significa uma suspensão provisória do ciclista de 32 anos. "A União Ciclística Internacional (UCI) confirma que notificou o britânico Christopher Froome por um Resultado de Análise Anormal (RAA) pela presença de Salbutamol em uma concentração superior a 1000ng/ml em uma amostra coletada durante a Volta da Espanha em 7 de setembro de 2017. O ciclista foi notificado do RAA em 20 de setembro de 2017", afirma o comunicado.

"A análise da amostra B confirmou o resultado da mostra A do ciclista da equipe Sky", segundo a UCI. "Todos sabem que tenho asma, e conheço exatamente as regras. Utilizo um inalador para tratar os sintomas (sempre nos limites permitidos) e, com certeza, sei que sou examinado a cada dia que uso a camisa do líder", afirmou o ciclista em um comunicado.A UCI abriu um procedimento contra o britânico, que pode até perder sua vitória na última Volta da Espanha e ser suspenso, embora até o momento nenhuma suspensão provisória tenha sido anunciada.

Froome, de 32 anos, terá de se defender para justificar a alta concentração de salbutamol encontrada em sua urina. "Minha asma se agravou durante a Volta. Assim, eu segui os conselhos do médico da equipe para aumentar minhas doses de salbutamol", disse o atleta. "Como sempre, tomei as maiores precauções para não superar a dosagem permitida", completou.

Campeão de quatro edições do Tour de France (2013, 2015, 2016, 2017), Chris Froome venceu este ano sua primeira Volta da Espanha, conquistando uma dobradinha que nenhum atleta conseguia na mesma temporada desde 1978. O britânico anunciou que disputará a próxima edição do Giro de Itália, a única grande competição que ainda não venceu.