Porto Alegre

25ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 17 de Dezembro de 2017

  • 07/12/2017
  • 19:52
  • Atualização: 16:04

Conheça Montoya, o argentino que o Inter deseja contratar

Jogador, de 24 anos, não vem sendo aproveitado no Sevilla

  • Comentários
  • Cristiano Munari

A informação surgida nas últimas horas de que o Inter tenta a contratação do argentino Walter Montoya, do Sevilla, animou a torcida colorada. O jogador, de 24 anos, seria a grande contratação para a temporada 2018. O Correio do Povo traz uma análise do estilo de jogo do atleta.

Surgido no Rosario Central, o Montoya ganhou destaque nas boas campanhas do time comandado por Eduardo Coudet nas temporadas de 2015 e 2016. Por conta disso, chamou atenção do técnico Jorge Sampaoli e foi contratado pelo Sevilla no começo deste ano. No clube espanhol, porém, não conseguiu repetir as boas atuações e ficou sem espaço no elenco agora comandado por Eduardo Berizzo.

Posicionamento

Montoya não pode ser definido como um meia armador, mas também não é um volante. É um jogador de bastante dinâmica no meio-campo, mas que costuma atuar aberto pelo lado direito. No Rosario Central, Eduardo Coudet variava os esquemas entre o 4-4-2 com losango no meio-campo e 4-4-2 em linhas. Montoya sempre jogou pela faixa direita do campo.

Montoya pela direita no 4-4-2 em losango do Rosario Central 

No Sevilla, Montoya fez apenas três partidas na temporada 2017/2018. Apenas duas delas como titular, contra o Istambul Basaksehir pela fase preliminar da Liga dos Campeões e Girona pelo Campeonato Espanhol. Em todas elas, repetiu o posicionamento dos tempos de Rosario Central aberto pela direita.

Mapa de calor do posicionamento de Montoya nos jogos como titular no Sevilla na atual temporada:

Na comparação com os esquemas utilizados pelo Inter em 2016, tanto no 4-1-4-1 de Guto Ferreira quanto no 4-2-3-1 de Odair Hellmann nos últimos jogos da Série B, Montoya se encaixa no posicionamento executado por William Pottker, ainda que seja um jogador com características diferentes. Se comparar com um jogador que atua no Rio Grande do Sul, Montoya fazia no Rosario Central uma função parecida com a que Ramiro exerce no Grêmio de Renato Portaluppi.

Características

Dono de um bom poder de marcação pelo lado do campo, Montoya também se caracterizou pela boa chegada ao ataque. Com facilidade para bater na bola, o meio-campista tem como pontos fortes na fase ofensiva o cruzamento e o chute de média distância. O atleta deixa a desejar na infiltração, pois aparece pouco dentro da área.


TAGS » Futebol, Inter, Esporte