Correio do Povo | Notícias | Inter leva vantagem nos confrontos contra o Bahia em Brasileiros

Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de Julho de 2018

  • 13/04/2018
  • 13:20
  • Atualização: 13:46

Inter leva vantagem nos confrontos contra o Bahia em Brasileiros

Algoz do campeonato de 1988 e Colorado voltam a se enfrentar após três edições

Nilmar marcou um dos gols no último confronto contra o Bahia | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Nilmar marcou um dos gols no último confronto contra o Bahia | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

Inter e Bahia voltam a se enfrentar em Brasileirões após três edições, já que o Colorado disputou a Série B em 2017, ano que marcou o retorno do clube baiano à principal divisão do país após duas temporadas na segunda divisão. No histórico dos confrontos na principal competição nacional, o Colorado leva ampla vantagem no número de vitórias: 20 contra quatro do clube baiano. Porém, o Tricolor de Salvador foi o vencedor quando os dois disputaram a decisão do certame em 1988.

Com os confrontos iniciando em setembro e com diversas mudanças de regulamento, o Brasileirão só foi terminar em 1989. Nas quartas de final, o Inter empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, no Mineirão, e venceu em casa por 2 a 0. Na semifinal, após um 0 a 0 no Olímpico, passou pelo Grêmio em um clássico que ficou eternizado com o Gre-Nal do Século. Na oportunidade, Marcus Vinícius abriu o placar para o Tricolor e Nilson, duas vezes, classificou o Colorado para a final.

O Bahia passou pelo Sport e Fluminense para se credenciar à disputa da final. Sob o comando de Abel Braga, o Inter perdeu em Salvador: 2 a 1. O Colorado foi formado com: Taffarel, Luiz Carlos Winck (Diego Aguirre), Aguirregaray, Nenê e João Luís; Norberto, Luís Carlos Martins e Leomir; Maurício (Hêider), Nílson e Edu Lima. 

Com Norton na vaga de Nenê, Casemiro na de João Luíz, e Luís Fernando Rosa Flores na de Leomir, o Inter não conseguiu vencer em casa, empatando em 0 a 0, e perdeu a oportunidade de conquistar o tetra nacional. Após a primeira vitória da história do Brasileiro, os baianos voltaram a vencer em 1990 e duas vezes em 2013. Em 14 oportunidades, ocorreram empates.

Nos dois últimos confrontos, em 2014, o Colorado vence os dois jogos. No primeiro, os três pontos foram obtidos após uma falha do atual goleiro do Inter, Marcelo Lomba, na Fonte Nova. No segundo, Alan Patrick e Nilmar recolocaram o clube gaúcho no G4 e os baianos na zona de rebaixamento.

Bahia reforçado após derrota para o Blooming

O técnico Guto Ferreira, que comandou o Inter em diversos jogos na Série B, terá cinco reforços em relação ao time que perdeu para o Blooming, pela Copa Sul-Americana, por 1 a 0, na última quarta-feira, na Bolívia. Tiago, Léo, Gregore, Elton e Vinícius, foram preservados e voltam a ficar à disposição no domingo. A equipe será conhecido minutos antes dos times entrarem no gramado. O Bahia é o atual campeão estadual, com dois resultados positivos sobre o Vitória.

O Inter treina a partir das 16h desta sexta-feira e encerra a preparação com uma atividade às 9h30min. O jogo está marcado para domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio.