Correio do Povo | Notícias | Sobis garante “fome” de títulos e pede que história no clube fique “no passado”

Porto Alegre

21ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 19 de Janeiro de 2019

  • 08/01/2019
  • 13:20
  • Atualização: 18:51

Sobis garante “fome” de títulos e pede que história no clube fique “no passado”

Atacante admite que gosta de responsabilidade, mas não se sente protagonista no Inter

Sobis foi apresentado e prometeu empenho para buscar novos títulos no Inter | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP

Sobis foi apresentado e prometeu empenho para buscar novos títulos no Inter | Foto: Ricardo Duarte / Inter / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

O atacante Rafael Sobis foi apresentado nesta terça-feira após o treino no CT do Parque Gigante e demonstrou estar motivado para voltar a conquistar títulos pelo Inter. O bicampeão da América pelo Colorado revelou satisfação por retornar ao clube, mas fez questão de pedir ao torcedor que "abra um novo capítulo" na história que já construiu e irá seguir construindo a partir de hoje.

“Meu sonho está se realizando, que era a voltar. Venho com muita fome. Minha história é linda e maravilhosa aqui, mas não quero que fiquem lembrando. Quero que lembrem nas fotos ou no futuro. Hoje venho para fazer uma nova história. O que depender de mim, vamos levantar um título esse ano”, declarou.

Sobis fez elogios ao treinador Odair Hellmann, ao novo Beira-Rio, a direção que reestruturou o clube e aos novos colegas. Para ele, o Colorado tem condições de buscar conquistas importantes em 2019. “Fiz de tudo para estar no clube e justamente por isso (chance de ser campeão). Sempre fui campeão onde passei e vejo no grupo do Inter essa vontade de todo mundo. Acima de tudo, o clube está preparado, depois do momento de reafirmação e agora pode ter certeza que vamos sonhar grande e nos preparar para isso”, afirmou Sobis.

Com 33 anos, o atacante diz que vive um momento excelente na carreira e que está bem fisicamente. Entretanto, sabe que viverá um novo momento no clube e, isso, não o preocupa. “Não sei se (serei) protagonista, mas gosto muito de ter a responsabilidade. Vim para agregar. Não sou mais do que ninguém. O que for necessário fazer para o grupo ser campeão, vou fazer. Jogando ou não, a minha função é ajudar e ser mais uma peça importante no grupo”, disse.

Sobis ficou emocionado ao ser lembrado por um repórter que chega ao Inter em uma situação parecida com a de Fernandão. “Se puder fazer 10% que o Fernandão fez, será ótimo. Muito da minha educação, da minha pessoa e do pai que sou, devo muito para ele. Foi um pai para mim em todos os momentos. Estou feliz por tudo que está acontecendo”, completou.

A tarde será de folga para o grupo de jogadores. A reapresentação está marcada para quarta-feira, às 9h30min. O dia terá também uma atividade às 16h. A estreia oficial do Inter na temporada ocorre no Campeonato Gaúcho e está marcada para o dia 20 de janeiro, às 19h, contra o São Luiz, no estádio 19 de Outubro, em Ijuí.

Histórico de Sobis no Inter

Formado pelo Inter, Sobis terá sua terceira passagem com a camisa colorada. As outras duas foram históricas, conquistando dois títulos da Copa Libertadores e três títulos gaúchos. Sobis estreou pelo Inter em 2004 e, em 2005, foi artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, além de ser escolhido como Atleta Revelação e Melhor Atacante da competição. Ele marcou de vez sua história no Colorado em 2006, sendo peça importante na inédita conquista da Libertadores, com destaque para a memorável atuação no jogo de ida da final, fazendo os dois gols da vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi.

Vendido ao Real Betis após o torneio, Sobis ficou dois anos no futebol espanhol. Em 2008, foi para o Al-Jazira, nos Emirados Árabes e manteve vínculo com o clube por quatro anos. Sobis retornou ao Inter em 2010, emprestado por um ano e com mais uma Libertadores pela frente. O atacante participou das fases semifinal e final, fazendo um dos gols do jogo de volta da decisão contra o Chivas: vitória de 3 a 2 no Beira-Rio. Deixou o Inter no meio de 2011 somando um total de 169 jogos e 48 gols.

O atacante ainda vestiu as camisas do Fluminense, entre 2011 e 2014; do Tigres (México), entre 2014 e 2016; e estava no Cruzeiro desde 2016. Foi campeão em todos os times: Brasileiro e Carioca pelo Fluminense; Mexicano pelo Tigres e mineiro e bicampeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro.

Ficha técnica

Nome: Rafael Augusto Sobis

Nascimento: 17/06/85

Natural: Erechim-RS

Altura: 1,77m

Carreira:

2004 - Internacional

2006 - Real Betis-ESP

2008 - Al-Jazira-EAU

2010 - Internacional

2011 - Fluminense

2015 - Tigres-MEX

2016 - Cruzeiro

2019 - Internacional

Conquistas:

2004 - Campeonato Gaúcho

2005 - Campeonato Gaúcho

2005 - Prêmio Craque do Brasileirão – Melhor atacante

2005 - Troféu Bola de Prata – Melhor Atacante

2006 - Copa Libertadores

2010 - Copa Libertadores

2011 - Campeonato Gaúcho

2012 - Campeonato Carioca

2012 - Campeonato Brasileiro

2015 - Campeonato Mexicano

2017 - Copa do Brasil

2017 - Artilheiro da Copa do Brasil

2017 - Melhor Atacante do Campeonato Mineiro

2018 - Campeonato Mineiro

2018 - Copa do Brasil