Correio do Povo | Notícias | Estância de São Borja tem grande campeão

Porto Alegre

28ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 22 de Setembro de 2018

  • 29/08/2017
  • 07:52
  • Atualização: 07:56

Estância de São Borja tem grande campeão

Título de grande campeã foi conquistado pela Estância Guarita, do município de Alegrete

Touro MR Gango foi o premiado como grande campeão  | Foto: Alina Souza

Touro MR Gango foi o premiado como grande campeão | Foto: Alina Souza

  • Comentários
  • Correio do Povo

Pela terceira vez em cinco anos, a Estância São Rafael, de São Borja, conquistou o prêmio de grande campeão macho da raça Brangus de bovinos. No julgamento de ontem, o touro MR Gango 5168 (box 1117) foi o premiado. O animal é filho do touro MR Coringa, grande campeão em 2013, também de propriedade da Estância São Rafael.

Não somente o pai, mas a mãe do touro é de criação da estância, o que, para os proprietários, comprova a eficácia do trabalho desenvolvido. “Isso nos dá muito orgulho, porque é 100% genética nossa”, comemorou Beatriz Mariano da Rocha, uma das responsáveis pela São Rafael, que também conquistou o grande campeão macho da Expointer 2016, com o MR Alarife.

Com 2,5 anos de idade, MR Gango pesa 950 quilos e tem por característica forte musculatura e baixo percentual de gordura corporal. “Ele tem um arqueamento de costelas fora de série. É um touro ágil, briguento, apesar do bom temperamento”, avaliou Beatriz. “O grande campeão é um touro que realmente impressiona por sua largura de lombo e quarto posterior”, comentou o jurado argentino Sebastian Pizarro, que é médico veterinário.

Já o título de grande campeã foi conquistado pela terneira Adaga 143 (box 1134), da Estância Guarita, de Alegrete. De acordo com o proprietário, Alex Fonseca, o animal, de 1 ano e 2 meses, é uma aposta desde muito cedo devido à estrutura racial e óssea bastante volumosa. “É um dos animais que a gente tem na Estância que é o biotipo que estamos buscando para as fêmeas da raça Brangus”, disse, destacando que a conquista é a concretização do comprometimento profissional. Para Pizarro, a grande campeã atende perfeitamente as exigências da raça. É uma terneira excelente, jovem, mas com características fenomenais.

Provas reúnem 94 animais

Ontem foi dia de conhecer os campeões do julgamento de animais rústicos Angus, promovida pela Associação Brasileira de Angus. Ao todo, 94 animais disputaram as provas. Na categoria Puro de Origem (PO), o Trio Grande Campeão foi para o Lote 20, da Companhia Azul Agropecuária, de Uruguaiana. Já na categoria Puro por Cruza (PC), o Trio Grande Campeão ficou para o Lote 27, da Estância da Tradição.

Com relação às fêmeas, na categoria PO, o trio Grande Campeão foi para o Lote 11 da Cabanha Soldera, de Panambi. Na categoria PC, o Trio Grande Campeão ficou para o Lote 13 também da Cabanha Soldera. O jurado Flávio Montenegro Alves conta que o julgamento foi bem difícil e complexo em virtude do nível dos animais que participaram.