Correio do Povo | Notícias | Divulgados os vencedores do 34º Prêmio Gerdau Melhores da Terra

Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 27/08/2018
  • 15:47

Divulgados os vencedores do 34º Prêmio Gerdau Melhores da Terra

Dois cases de sucesso nas categorias Agricultura Familiar e Agricultura de Escala foram os vencedores

  • Comentários
  • Luciamem Winck

Incentivar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência do agronegócio são os principais objetivos do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, que reconhece o que existe de melhor no setor de máquinas e equipamentos agrícolas. Os vencedores da 34ª edição foram divulgados nesta segunda-feira no Parque de Exposições Assis Brasil. "Por meio da distinção, reconhecemos o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos agrícolas, como forma de incentivar a evolução tecnológica e contribuir para a maior produtividade no campo”, salientou o diretor-executivo da Gerdau Aços Brasil, Argentina e Uruguai, Marcos Faraco. O objetivo da Gerdau, segundo Faraco, é contribuir com o desenvolvimento da cadeia de valor, premiando as iniciativas mais inovadoras do setor.

Na categoria "Novidades Expointer Agricultura Familiar", a vencedora foi a transplantadeira PH1, da Yanmar. O equipamento de transplantio de mudas de hortaliças, como alface e couve, possui baixo consumo de combustível, com autonomia de até 7 horas e rendimento a partir de 2 mil mudas/hora. Já na categoria "Novidade Expointer Agricultura de Escala", o distribuidor autopropelido Pegasus 4.6 Air, produzido pela Pla, foi o vencedor. O equipamento atua na distribuição de insumos sólidos granulados, como sementes e fertilizantes, por meio de um sistema mecânico-pneumático, gerando mais produtividade e menor desperdício.

O coordenador da Comissão Julgadora e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Renato Levien, disse que a tendência do mercado é aplicar a mesma tecnologia usada na agricultura de escala na agricultura familiar. Segundo ele, havia 31 inscritos na premiação. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, evidenciou a importância da distinção, destacando a seriedade dos julgadores. "Trata-se de uma escolha absolutamente isenta".