Correio do Povo | Notícias | BRDE tem linha de financiamento para projetos de produção e consumo sustentáveis

Porto Alegre

24ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

  • 31/08/2018
  • 16:31
  • Atualização: 16:32

BRDE tem linha de financiamento para projetos de produção e consumo sustentáveis

Banco está atento ao desenvolvimento de produtos com foco em sustentabilidade

Banco está atento ao desenvolvimento de produtos com foco em sustentabilidade | Foto: Guilherme Almeida

Banco está atento ao desenvolvimento de produtos com foco em sustentabilidade | Foto: Guilherme Almeida

  • Comentários
  • Luciamem Winck

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) financiou, entre 2016 e 2017, R$ 1 bilhão para o desenvolvimento de projetos de produção e consumo sustentáveis. Os recursos possibilitaram a execução de empreendimentos que contemplaram energia alternativa, tratamento de resíduos, além de agricultura de baixo carbono e pequenas centrais hidrelétricas. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira pelo diretor Financeiro e de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, durante encontro com a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Ana Pellini, no Parque de Exposições Assis Brasil. 

Noronha ainda revelou que a Política de Responsabilidade Socioambiental do BRDE também leva em conta a sustentabilidade das atividades operacionais da instituição e de seus clientes e o risco socioambiental dos negócios realizados, atuando nas áreas organizacional e de negócios. Dentro do âmbito da organização, uma das grandes preocupações é o alinhamento da atuação do BRDE com políticas públicas e ações de organizações sociais voltadas à sustentabilidade socioambiental. A outra é a divulgação de boas práticas para a comunidade interna e externa.

"Na dimensão do Negócio, estamos atentos ao desenvolvimento de produtos com foco em sustentabilidade", frisou Noronha, acrescentando que os técnicos da instituição adotam critérios socioambientais na análise de crédito e na atribuição do nível de risco das operações. Também faz o acompanhamento e a gestão dos aspectos socioambientais da carteira de crédito. O Projeto BRDE Responsabilidade Socioambiental também é um dos gestores do programa de apoio a projetos por meio das leis de incentivo fiscal. "O BRDE tem sido um importante parceiro para alavancar as políticas públicas que envolvem as questões ambientais", destacou Ana Pellini.