Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 23 de Julho de 2017

Jornal > Nosso Colaborador

ANO 115 Nº 114 - PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2010

Fórum Social: tempo de reflexão





Maria Celeste

O Fórum Social Mundial foi criado como um espaço de contraponto ao discurso opressor e dominador do Fórum Econômico de Davos e tem (o Fórum Social) por objetivo fomentar, debater e propor, bem como mobilizar pessoas do mundo inteiro para tratar de temas de interesse da humanidade. Tais como as questões sociais, culturais, ambientais e econômicas globais. Vale lembrar que a luta contra o neoliberalismo vem desde os primórdios do capitalismo com os movimentos sociais e estudantis, trabalhadores, pensadores, entre outros.

Portanto, aqueles que sempre estiveram presentes na luta por uma cidadania plena, por uma vida digna, igualitária e sustentável. Juntamente com a incessante busca por esses direitos, o Fórum Social também foi uma vitória da democracia e da participação popular e se tornou um processo permanente de construção de alternativas por um mundo melhor. Este ano, a programação dos 10 anos do Fórum Social será demarcada pela realização de atividades mobilizadas por municípios da Grande Porto Alegre e do Vale do Sinos, como Sapiranga, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Gravataí, além de Porto Alegre, onde serão debatidos temas como educação e a mídia, 20 anos do Orçamento Participativo, meio ambiente, impactos da globalização neoliberal e da crise mundial, portanto, temas pertinentes ao nosso dia a dia. Aqui, no nosso Estado, as frequentes enxurradas, desmoronamentos, alagamentos decorrentes de constantes alterações climáticas, são um alerta da própria natureza que reage contra as indevidas intervenções do homem no meio ambiente, o qual almeja somente a satisfação dos interesses econômicos a qualquer custo, provocando a sua própria ruína, mas especialmente sofridas pela população mais pobre e de menor renda. Outros exemplos são os altos índices de violência e exploração sexual contra a criança e o adolescente, e a própria epidemia do crack que assola o nosso Estado. Isso tudo por causa da omissão e da falta de políticas públicas por parte de alguns governantes.

Por isso da importância do Fórum Social, como um espaço de discussão e de proposição, para que as autoridades encontrem o caminho de formulação e de construção de políticas que resulte em melhor distribuição de renda, crescimento econômico e que respeite o meio ambiente. Como disse o grande pensador Mahatma Gandhi: "Se quisermos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova".

vereadora





NOSSO COLABORADOR > correio@correiodopovo.com.br