Porto Alegre

15ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 23 de Julho de 2017

Jornal > Denise Nunes

ANO 115 Nº 114 - PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2010

Vellinho: programa para exportação


Crédito: DIVULGAÇÃO / CP



Crítico do Bolsa-Família à época do lançamento, o empresário Paulo Vellinho fez ontem um mea culpa e sugeriu que o programa seja adotado por países pobres. Segundo ele, além do aspecto social, o programa mexeu com toda a cadeia produtiva, com um efeito de alavancagem além da indústria da alimentação. "Eu era muito crítico do Bolsa-Família, por considerar que geraria dependência, acomodação. Mas, pelo menos, as pessoas estão comendo", explicou, acrescentando como ressalva o fato de não haver fiscalização suficiente para conferir o cumprimento das contrapartidas, como a manutenção das crianças na escola. Ao programa, Vellinho atribui algumas das melhorias sociais no país, como a migração de faixa econômica e o aumento da renda real. Integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o empresário elogiou a solidez da economia no atual governo, mas repetiu suas críticas sobre a pauta exportadora brasileira, centrada em commodities.

Primeira ação I

Os novos beneficiários da Previdência Social no Estado, que a partir deste mês recebem o pagamento dos benefícios pelo Banrisul, terão um cartão especial: o Banricompras INSS, isento de mensalidade. Com ele, poderão pagar as compras à vista, parceladas ou pelo sistema pré-datado, em mais de 87 mil estabelecimentos.

Primeira ação II

O lançamento do cartão resulta da licitação vencida pelo Banrisul para fazer o pagamento dos benefícios concedidos no RS até 2014. A previsão é de 31 mil novos beneficiários a cada mês, com saldo de 750 mil novos correntistas para o banco ao longo dos cinco anos. A carteira atual é de 480 mil beneficiários.

Troca de comando

Será na próxima terça-feira a posse de Galdemir Ferrari na presidência do Sindmóveis, em cerimônia no Clube Aliança, em Bento Gonçalves. Ele substituirá Henrique Bertolini. Há 33 anos no setor moveleiro, Ferrari preside a Sademi Móveis e é vice-diretor da Movergs, já tendo atuado na diretoria das grandes feiras nacionais da indústria de móveis e componentes, como Movelsul e Fimma.

Escalado para a Copa

O diretor técnico da Secretaria da Ciência e Tecnologia, Júlio Ferst, foi escolhido coordenador do grupo de Tecnologia da Informação no projeto de Telecomunicações e Tecnologia da Informação para a Copa do Mundo 2014 no RS. Sua tarefa inicial será formatar uma jornada técnica, com todas as empresas e entidades do segmento no Estado, para que elas apresentem suas contribuições.

Crescimento

Com 300 mil cooperados e 7 colocada no ranking nacional do sistema, a Unimed Nordeste-RS cresceu 6,3% em 2009, quando investiu R$ 15 milhões. O valor inclui compra de áreas para ampliar o hospital de Caxias e implantar uma unidade em Carlos Barbosa, além da construção de um pronto-atendimento em Farroupilha.

Meta superada

A Anzetutto superou em mais de 15% a meta de vendas na TM Fashion, em São Paulo. O saldo da feira foi de 17,3 mil pares vendidos, para uma previsão de 15 mil. Com isso, a empresa garantiu a produção do semestre. Segundo o presidente Valter Paese, a expectativa é crescer 10% em faturamento este ano, com R$ 15,5 milhões.

Ponto final

Neste final de semana, o Projeto de Verão TIM 2010 chega a Torres com ações promocionais à beira-mar. Os veranistas serão presenteados com cartões-recarga e com vale-brindes, arremessados em pequenos paraquedas, para posterior troca na loja TIM local. A ação se repetirá no Litoral até 17 de fevereiro.

Governo de Hugo Chávez consultou o Plaza São Rafael para possível hospedagem do presidente venezuelano durante o Fórum Social Mundial.

A MAX3D ostenta como prova de excelência a quarta certificação consecutiva no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP).

Correção: a Intral, de Caxias do Sul, comemorou 60 anos ontem.