Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Vitrine > Capa

ANO 115 Nº 122 - PORTO ALEGRE, SÁBADO, 30 DE JANEIRO DE 2010

Roupa exclusiva e artesanal


Crédito: LEANDRO CABRAL



Cansadas de ver todo mundo igual, usando as mesmas roupas, a carioca Cacá Rabello, a gaúcha Simone Baiele e a mineira Mariela Vello deixaram a agência de publicidade em que trabalhavam e resolveram abrir o próprio negócio, diferente das multimarcas. Foram atrás de novos estilistas que estão criando peças exclusivas e acessíveis e resolveram apostar em ítens artesanais. Em novembro último, inauguraram a Santuário Concept Store, no Shopping Nova Olaria (loja 7), que funciona de segundas a sábados, das 12h às 22h ou até a última cliente ir embora.

No início eram dez grifes e hoje são oferecidas 18, a maioria de Porto Alegre, na loja que estampa na vitrine uma máquina de costura antiga, para lembrar o que é feito em casa, com dedicação. "Nosso público está cada vez mais fiel porque sabe que vai encontrar coisas diferentes", afirma Cacá. Do Rio Grande do Sul tem a moda alternativa da Casa de Tolerância; a casual e chic da AleVanfer; a alfaiataria sofisticada de Karen Raíssa; o estilo retrô da Dorothy Vintage e a moda sexy da La Blanche, feita com fluity (versão do jérsey), nos perfis descontraído e noite. Tem ainda o feminino valorizado por Debora Ydalgo, em pences e decotes; os detalhes faceiros da Amalia Design, como apliques e florzinhas; as bolsas em tecido de Laura Damico, numa espécie de algodão emborrachado; as carteiras em tecido forrado da Oh Moça! e os passadores de cabelo de Ana Arantes.

O Rio de Janeiro é representado pelo despojamento e jovialidade de Maria Louca; São Paulo, pelas lingeries da Samba Calcinha; Alagoas, pelos colares e brincos em vidro bem coloridos de Leila Rabello; Ceará, pelos colares em cordas, fios e elástico de Marcelo e Mirela Montenegro e Paraná, pela casualidade e descontração da Cabeça de Gato. De Minas Gerais, tem La Fê; o romantismo da Maria Santa, nos tons pasteis, babados, lacinhos e fru-frus; e os colares, tiaras, broches e carteiras da Maricota, confeccionados com bordados e crochês.