Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

26ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019

Cidades > Capa

ANO 115 Nº 139 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2010

CAXIAS DO SUL

Museu do Lixo reabrirá com novidades

 Espaço na Casa 8 da Réplica de Caxias 1875 integra atrativos da Festa Nacional da Uva | Foto:  arquivo codeca / CP

Espaço na Casa 8 da Réplica de Caxias 1875 integra atrativos da Festa Nacional da Uva | Foto: arquivo codeca / CP

Espaço na Casa 8 da Réplica de Caxias 1875 integra atrativos da Festa Nacional da Uva
Crédito: arquivo codeca / CP



Os atrativos da Festa Nacional da Uva 2010, em Caxias do Sul, estão recebendo os retoques finais. O Museu do Lixo, na Casa 8 da Réplica de Caxias 1875, recebeu melhorias, incluindo pintura, nova iluminação e reordenação das fotos e objetos expostos. A reabertura oficial está marcada para sábado, às 15h.

A entrada do Museu do Lixo terá um painel com um resumo da origem dos objetos expostos e as histórias de vida que eles carregam. Nas paredes existem quadros explicativos sobre os 35 anos da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) - responsável pela coleta do lixo na cidade. No local podem ser vistas ainda cédulas e moedas antigas encontradas no lixo. "O acervo do museu tem basicamente duas origens: objetos resgatados do lixo por colaboradores da Codeca ou doados por famílias da região", explica o diretor presidente da companhia, Adiló Didomenico. O museu integra o Programa de Educação Ambiental Caminhos do Lixo. No ano passado, mais de 17 mil pessoas participaram de atividades ligadas ao programa.

A Festa da Uva acontece entre 18 de fevereiro e 7 de março. A visitação é realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados e domingos das 9h às 22h. Após o evento, o museu segue disponível para visitas mediante agendamento. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (54) 3224-9300.