Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

Cidades > Capa

ANO 115 Nº 183 - PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 1 DE ABRIL DE 2010

Italiano integra currículo escolar na Serra

 Em Antônio Prado, idioma é ensinado nas escolas Nossa Senhora Aparecida e João XXIII | Foto:  acirs / divulgação / cp

Em Antônio Prado, idioma é ensinado nas escolas Nossa Senhora Aparecida e João XXIII | Foto: acirs / divulgação / cp

Em Antônio Prado, idioma é ensinado nas escolas Nossa Senhora Aparecida e João XXIII
Crédito: acirs / divulgação / cp



A ideia de implantar a língua italiana nas escolas municipais de Antônio Prado não é novidade. Depois de um processo de conscientização, iniciado em 2007, um grupo de professores municipais implantou neste ano o curso de Língua e Cultura Italiana. A atividade é realizada por meio de um convênio entre a prefeitura e a Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul (Acirs).

A proposta visa promover o resgate histórico-social e a valorização das tradições italianas em Antônio Prado. O estudo e a divulgação da língua e cultura italiana foram iniciados nas escolas municipais Nossa Senhora Aparecida e João XXIII, com os estudantes da educação infantil ao 5 ano. As atividades são ministradas pela professora Maria Inês Bernardi Chilanti. A metodologia baseia-se na observação de comportamentos nas diferentes maneiras de ouvir, falar, ler e escrever de forma lúdica e prazerosa. Maria Inês diz que as crianças demonstram bastante interesse. Algumas delas trocam palavras com os avós.

Em Farroupilha, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos recebeu a doação de 540 livros para o ensino da língua italiana. O material foi repassado pelo Consulado Italiano do Rio Grande do Sul, por meio da Associação Cultural Italiana. Os livros serão distribuídos entre as 21 escolas municipais que oferecem o ensino do idioma desde 2008.