Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, domingo, 16 de Dezembro de 2018

Jornal > Taline Oppitz

ANO 115 Nº 196 - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2010

PP antecipa dia D

 | Foto:  pedro revillion

| Foto: pedro revillion


Crédito: pedro revillion



A convocação extraordinária de todos os segmentos do PP gaúcho, chamada pelo presidente estadual Pedro Bertolucci para o dia 19, deve acabar antecipando a decisão do partido sobre os rumo nas eleições de outubro ao Piratini, que estava sendo aguardada apenas para a pré-convenção, dia 24. Assediado pelo PSB e negociando, paralelamente, a ampliação de espaços no governo gaúcho e a parceria com o PSDB, o PP está dividido. Nos bastidores, porém, ganhou força a avaliação de que, quanto mais tempo o partido demorar para anunciar sua posição, mais fragilizado ficará. Além de estar em desvantagem nas negociações para ampliação da representação no Executivo, o PP está sendo pressionado pelos movimentos no tabuleiro de alianças. Selada a parceria entre o PTB e o Dem, os partidos iniciaram tentativa de ampliar a aliança, e o PSB, que tem Beto Albuquerque como pré-candidato, se tornou alvo preferencial não apenas do PT de Tarso Genro.

Estratégia arriscada

Em meio ao impasse no PP, teve início internamente no partido movimento que defende a neutralidade na eleição de outubro, apostando todas as fichas na candidatura de Ana Amélia Lemos ao Senado. Para outra ala de progressistas, porém, a medida, além de reduzir o tempo da candidata em rádio e TV, não resolverá o problema da parceria na proporcional, reivindicada até agora pela cúpula, e deixará o PP em situação delicada para negociar a ampliação dos espaços no governo.

Dois anos depois

A pedido do presidente do Tribunal de Contas do Estado, João Osório, a auditoria extraordinária na folha de pagamento dos poderes servirá também para analisar a possibilidade de irregularidades em cedências de servidores e a existência de nepotismo. A prática será averiguada na forma original e na cruzada. Há dois anos, tramita no tribunal representação do Ministério Público de Contas sugerindo que o TCE assumisse a fiscalização de casos de nepotismo no Estado. Segue sem parecer.

Jogo limpo

Os deputados estaduais do PMDB aproveitaram a presença de José Fogaça, pré-candidato do partido ao Piratini, na reunião-almoço da bancada para cobrar maior participação na elaboração dos roteiros de campanha no interior do Estado. Os parlamentares estariam insatisfeitos com a visita de Fogaça, nas primeiras viagens, a municípios que não integram suas bases. Fogaça também foi claro e disse que não quer saber das insatisfações pelos jornais.

Correndo solto

O PMDB ainda não encontrou a fórmula para resolver o impasse criado com a disposição do deputado Eliseu Padilha de concorrer ao Senado. Enquanto isto, Padilha coloca seus planos em prática e, no sábado, deve realizar encontro com correligionários em Camaquã.

Diário traz nomeação

A nomeação de Fernando Lemos ao Tribunal de Justiça Militar deve ser publicada hoje no Diário Oficial do Estado. A liminar obtida pela Ajuris para impedir a nomeação foi cassada por meio de decisão do desembargador Léo Lima, presidente do Tribunal de Justiça.

Apartes

Apesar da afirmação do deputado federal Germano Bonow, de que não irá mais concorrer, lideranças do Dem e do PTB tentarão convencê-lo a ser o vice de Luís Augusto Lara na chapa ao Piratini.

A posse de Matheus Bandeira na presidência do Banrisul foi marcada par o dia 20, em cerimônia às 11h.

José Alberto Wenzel desistiu do Senado para disputar vaga na Câmara.

A executiva municipal do PDT realizará, na segunda-feira, jantar comemorativo aos 30 anos do partido e ao aniversário de Getúlio Vargas. No encontro, serão homenageados o prefeito José Fortunati, o presidente da Assembleia, Giovani Cherini, e o deputado federal Vieira da Cunha.

Foi publicado no Diário Oficial da União a sanção do presidente Lula à lei de autoria de José Otávio Germano, que batiza o viaduto no km 243 da BR 116, em São Leopoldo, de "Viaduto Deputado Federal Júlio Redecker".